Camaçari: com acervo diversificado, bibliotecas municipais incentivam a leitura

O processo tecnológico tem se expandido com a disponibilização contínua de jogos eletrônicos e novas ferramentas, a exemplo de aplicativos e redes sociais. Neste contexto, é importante lembrar de dedicar a devida atenção à preservação da educação através da leitura e, para isso, os cidadãos camaçarienses dispõem de uma pluralidade de conhecimento, cultura e literatura à disposição nas bibliotecas públicas municipais Jorge Amado e Infantojuvenil, onde é possível libertar a imaginação e deixar que ela passeie por contos e histórias sem a necessidade do suporte de um smartphone.

Os equipamentos são espaços pensados para incentivar crianças e adolescentes a nutrirem o hábito da leitura. As unidades são administradas pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17h.

Biblioteca Jorge Amado. Foto: Jean Matos

Biblioteca Jorge Amado

Reinaugurada há quase dois anos, a Biblioteca Jorge Amado, situada na Rua do Telégrafo, na Cidade do Saber, possui uma estrutura arrojada e bastante interativa, fazendo com que seja um ambiente aconchegante e acolhedor. Na entrada principal, no térreo, os munícipes e visitantes podem aproveitar para apreciar e se encantar com o memorial em homenagem ao escritor e renomado representante da literatura moderna brasileira de quem o equipamento carrega o nome.

Já no 1º andar do prédio, a estrutura conta com 250 metros quadrados, distribuídos em recepção, setor para empréstimo, salas para pesquisa, procedimento técnico, oficina e gibiteca, além de telecentro e banheiro adaptado. Lá, é possível encontrar obras literárias de todos os gêneros, sem contar que toda a sua bibliografia está disponível nas paredes da biblioteca. Para ter acesso a um dos livros de leitura do acervo para empréstimo, o cidadão deverá ir até o setor de empréstimo realizar um cadastro e em seguida escolher a obra desejada. O prazo para ficar com a obra em mãos é de sete dias.

Na biblioteca Jorge Amado, o cidadão ainda tem a possibilidade de participar de capacitações na área de informática e artes, fruto da parceria com a Associação Abraço, com a promoção de oficinas de artes, artesanato, manicure, designer de sobrancelha e maquiagem.

Biblioteca Infantojuvenil. Foto: Jean Matos

Biblioteca Infantojuvenil

A criançada tem a oportunidade de desfrutar dos livros, oficinas e participar das contações de histórias na Biblioteca Infantojuvenil, na Praça Abrantes. Próxima de completar 21 anos de história, o espaço contempla crianças que tenham entre 3 e 12 anos. Esta é uma boa oportunidade e local ideal para se divertir e, ao mesmo tempo, adquirir conhecimento, além de interagir com outras crianças da mesma faixa etária através dos contos de história e oficinas de leitura.

Orla

Além da sede, os camaçarienses também podem usufruir das bibliotecas instaladas em Barra do Pojuca e Vila de Abrantes. Nos espaços, a população tem a oportunidade de usar o ambiente e fazer empréstimos dos livros sem precisar se dirigir até a sede do município, além de participar de oficinas de leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.