Camaçari celebra Iemanjá em Arembepe, Jauá e Itacimirim neste domingo

O dia 2 de fevereiro é conhecido como dia de festa no mar. E em Camaçari não vai ser diferente. Iemanjá será celebrada em três localidades da orla neste domingo (2). Os festejos serão realizados nas praias de Arembepe, Jauá e Itacimirim. As homenagens começam ainda na madrugada, quando pescadores, devotos e adeptos das religiões de matriz africana reúnem presentes para a divindade, através de oferendas e balaios.

As praias são tomadas pelo azul e branco, cores tidas como favoritas da deusa africana. Baianas, grupos culturais e rodas de música que reverenciam Janaína, como também é conhecida a orixá mais cultuada do país, compõem a festa. No final da manhã, um cortejo de barcos leva os balaios cheios de flores e alfazema para alto mar.

Em Arembepe, as homenagens começam às 3h, com a alvorada. Os participantes sairão do largo das peixarias, passando pela Praça das Amendoeiras e seguindo para a Igreja de São Francisco de Assis, para o culto religioso. Após a missa, tem procissão marítima, onde pescadores, nativos e turistas entregam seus presentes carregados de fé e gratidão.

Já em Jauá, a rainha das águas será reverenciada em grande estilo. Às 5h ocorrerá a alvorada e, durante todo o dia, uma charanga animará as entregas de balaios com as oferendas e os pedidos dos devotos às embarcações. Os festejos, no local, estão previstos para encerrar às 16h30, quando os presentes serão levados para alto mar.

O dia também será animado em Itacimirim. Na comunidade, também está prevista alvorada e procissão marítima para a entrega das ofertas à Inaê – mais um jeito carinhoso de se referir a orixá. A programação ainda conta com samba de roda durante todo o dia.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.