Camaçari: após denúncia do Sispec, Seduc confirma reforma em três escolas municipais

Desde o começo da semana fotos circulam pelas redes sociais de escolas da rede municipal de Camaçari em situação crítica. As imagens são da Escola Especial de Camaçari (CAIC), Escola Normal de Camaçari e Escola do Natal.

Nas fotografias, divulgadas pelo Sindicato dos Professores e Professoras da Rede Pública Municipal de Camaçari (Sispec), é possível perceber salas, secretarias, corredores e quadra alagados, banheiro sem condições de uso, salas com tapumes e espaços externos sem capinagem.

“Alunos e alunas da rede pública municipal de Camaçari estão passando sufoco na volta às aulas. Muitas escolas estão sem a menor condição de funcionamento, com sanitários interditados, refeitórios precários, salas e corredores alagados pelas chuvas e mato crescendo no entorno”, denuncia o Sispec.

As aulas da rede municipal começaram no dia 15 de abril e segundo o sindicato, em várias escolas “os alunos foram recebidos com tapumes, telas e andaimes das reformas inacabadas, dividindo espaço com sujeira e restos de construção. As salas estão quentes e abafadas, pois os ventiladores não foram substituídos”.

O Sispec orienta pais e mães de alunos a visitarem as unidades escolares “para ver de perto essa realidade e exigir providências” e cobra uma maior fiscalização dos vereadores.

“Já entregamos ao MP [Ministério Público] documentos sobre a situação das escolas. Infelizmente a gestão municipal de Camaçari está demonstrando um imenso descaso pela educação, quase nada funciona na rede”, comenta a presidente do Sispec, Márcia Novaes, em entrevista ao Destaque1.

Foto: Sispec

Em resposta por meio de nota, a Secretaria de Educação (Seduc) afirma que os alagamentos foram devidos às “fortes chuvas que atingem a cidade desde o mês de março de 2019” e que a situação tem sido acompanhada de perto pela pasta e pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

A Seduc confirma que as escolas CAIC, Normal e Natal passarão por requalificações que envolvem serviços de manutenção hidráulica, elétrica, cobertura, forro e pintura geral. A reforma deve começar na segunda quinzena de maio e até lá as aulas continuam nas unidades escolares.

Leia abaixo a nota da Seduc na íntegra:

Em relação à denúncia veiculada em redes sociais e aplicativos de mensagens, desde o dia 23.04.2019, a Secretaria de Educação esclarece que por conta das fortes chuvas que atingem a cidade desde o mês de março de 2019, as equipes técnicas da SEDUC e da SEINFRA têm acompanhado as demandas  que exigem ações imediatas de manutenção. Ademais, ressaltamos que as Escolas CAIC, Normal e Natal passarão por requalificação, envolvendo ações de manutenção hidráulico, elétrico, cobertura, forro, pintura geral, dentre outras demandas. A previsão é que até a segunda quinzena de maio de 2019, estejamos iniciando as atividades.

Equipe SEDUC

Um comentário em “Camaçari: após denúncia do Sispec, Seduc confirma reforma em três escolas municipais

  • sábado, 27 de abril de 2019 em 10:50
    Permalink

    Pomar Encantado só recebeu crianças dia 25/04, mas.mesmo assim. Com as.obras inacabadas e com homens trabalhando, muita poeira, zuada de maquitas é muito mato no local visto ser u. Sitio.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.