Em nota enviada ao Destaque1, nesta terça-feira (20), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que com a reforma no Hospital Geral de Camaçari (HGC), atualmente, 43 leitos estão bloqueados temporariamente, o que corresponde a 30% do número total, 142 leitos. Em maio, a Sesab divulgou que apenas 22 leitos estavam bloqueados, o que representava 15% do total.
A Sesab ainda ressalta que após a reforma serão instalados 26 novos leitos, e que a equipe da secretaria fará, em breve, uma apresentação para os 25 secretários de saúde das cidades atendidas pelo hospital para explicar as intervenções no HGC.
O Governo do Estado também destaca a alta complexidade do hospital e que 76% dos atendimentos são de baixa complexidade e deveriam ser realizados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
“É válido reiterar que o HGC é uma unidade de alta complexidade, vocacionada para o atendimento de pacientes graves, cuja classificação é internacionalmente estabelecida pelo protocolo de Manchester, como amarelos e vermelhos. No entanto, atualmente 76% dos atendimentos do HGC são de pacientes classificados como azul e verde, o que significa que deveriam ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde ou UPAs”, diz a nota da Sesab.
De acordo com a pasta, o HGC será contemplado com requalificação em diversos setores. “O Hospital Geral de Camaçari passa por uma completa requalificação, que inclui a climatização, revisão do sistema de gases, revestimento dos pisos com manta vinílica, recuperação das instalações hidráulica e elétrica, substituição do telhado e impermeabilização das lajes. Além disso, o hospital que completou 31 anos sem que houvesse intervenções dessa magnitude, ganhará nova ambientação e fachada, bem como melhorias nas enfermarias, UTI, centro cirúrgico, centro de recuperação pós-anestésica, emergência adulto e internação pediátrica”.
Leia Também
Camaçari: vereadores revelam impactos da reforma do HGC em serviços de saúde
HGC será reformado com investimento de R$ 7,6 milhões