Fiquem conectados conosco

Geral

Braskem investe em matriz energética renovável com usina de energia solar em Camaçari

Avatar

Publicado

em

Investindo na diversificação de sua matriz energética, a Braskem iniciou a operação de sua primeira usina de geração distribuída base solar, na Bahia. Com excelentes níveis de radiação solar, o estado tem 25% dos parques solares do Brasil e é líder nacional na geração deste tipo de energia, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A usina funciona em um terreno próximo à unidade Químicos 1, no Polo Industrial de Camaçari, e vai gerar créditos que serão revertidos em descontos na conta de eletricidade, a partir de dezembro deste ano. O funcionamento será a partir da geração distribuída, processo que permite ao cliente instalar geradores de fontes renováveis, e vai suprir 35% da energia utilizada no escritório administrativo da Braskem em Salvador, onde trabalham cerca de 400 pessoas. A energia produzida no mês é transformada em crédito, proporcionando uma redução no valor devido.

Com o compromisso público de adotar as melhores práticas sustentáveis em suas operações, a companhia busca maximizar a eficiência energética com a meta de ser um importante usuário de energia de fonte renovável. “A Braskem investe na diversificação de sua matriz energética por acreditar que as fontes renováveis são essenciais para melhorar a produtividade e otimização de suas operações”, avalia Gustavo Checcucci, diretor de Energia da Braskem.

Com 284 painéis solares a primeira fase do sistema fotovoltaico da Braskem começou a ser instalada em 2018 em uma área de 2.500 metros quadrados. A implantação da usina é realizada em duas fases, sendo que a primeira foi concluída, oferecendo uma potência de produção de 97 kWp, o que será ampliado para 131 kWp com a conclusão da segunda etapa do projeto, que está em andamento.

Parque Eólico

Em novembro de 2018, a Braskem firmou compromisso de longo prazo na compra de energia renovável na Bahia, viabilizando a expansão do Complexo Eólico Folha Larga, da EDF Renewables do Brasil. Esse novo parque de energia renovável, localizado no município de Campo Formoso, a 350 km a noroeste de Salvador, contribuirá para colocar a Bahia entre os líderes no setor nos próximos anos. Pelo acordo, a Braskem se compromete a comprar energia do projeto da EDF Renewables por 20 anos em um contrato estimado em aproximadamente R$ 400 milhões.

Leia também

Ganhadores do concurso Fotografe recebem prêmio em cerimônia especial

STT modifica trânsito na Avenida Concêntrica e em outras quatro vias

Camacari+Digital: praças terão internet gratuita durante período festivo

UNIÃO 1
CAMAÇARI CARD
SUPERLIMP
ASSINATURA DESTAQUE1
HELLOA

Copyright © 2017-2021 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.