Cultura e Entretenimento
Bienal do Livro: Gilberto Gil, Lázaro Ramos e Pedro Rhuas estão entre as atrações da Arena Jovem
O evento ocorre entre 10 e 15 de novembro.

Publicado
em
Por
Redação
A Arena Jovem, patrocinada pela Colgate-Palmolive, é um dos espaços mais plurais e inclusivos da Bienal do Livro Bahia, que acontece de 10 a 15 de novembro, no Centro de Convenções Salvador. Mais do que oferecer uma programação que transita pelo universo dos jovens, a Arena Jovem debaterá, por meio dos diversos gêneros da literatura, temas presentes e atuais que se mostram fundamentais para a educação dos novos agentes de transformação do futuro e para um melhor convívio em sociedade. É um lugar onde todos têm voz e as ideias se somam, de modo que o diálogo e a escuta são os únicos pré-requisitos para todos os painéis de discussões que foram preparados.
A proposta de pluralidade e de construção coletiva de um porvir promissor tem o objetivo de promover a mais ampla possibilidade de troca de saberes e de estímulo e produção de conhecimento. “Isso ajuda a consolidar o espaço como um grande ponto de encontro, de intercâmbio de opiniões, e onde todos encontram o seu lugar”, pontua a diretora da Bienal, Keila Kerber. Com essa filosofia e com o objetivo de permitir a máxima acessibilidade à plateia do festival, inclusive da Arena Jovem, todos os debates terão tradução em libras, para possibilitar a participação dos deficientes auditivos.
Além de patrocinadora da Arena Jovem, a Colgate-Palmolive também é patrocinadora master de toda a Bienal do Livro Bahia. “Esse é um evento muito importante, que valoriza a cultura e a diversidade. Para nós, apoiar a Bienal é uma maneira de construir um futuro melhor para todas as pessoas. Acreditamos no poder da educação para transformar a sociedade”, diz o diretor de Marketing da Colgate-Palmolive Brasil, Nelson Malta.
Por isso, a programação da arena terá não só os escritores mais aclamados pelo público jovem como, também, influenciadores, personalidades e artistas, que irão se encontrar para bate-papos sobre assuntos como diversidade, criatividade, poesia, cinema, música, educação e cultura pop. Entre os convidados estão Gilberto Gil; Lázaro Ramos; Pedro Rhuas, um dos nomes mais pedidos nas redes sociais; Paula Pimenta, autora de mais de 20 títulos e mais de dois milhões de exemplares vendidos; Gregório Duvivier, sócio fundador do Porta dos Fundos; Lyssa Kay Adams, autora estadunidense de séries românticas; Thalita Rebouças, escritora com 25 títulos publicados; Raphael Montes e Tainá Müller, respectivamente, roteirista e protagonista da série televisiva “Bom dia, Verônica”. Confira a programação completa.
Vale lembrar que ao mesmo tempo em que a Arena Jovem é esse palco essencial para diálogos, escutas, reflexões e troca de ideias – elementos fundamentais para se criar possibilidades de futuros – ela é igualmente um espaço que promove lazer e entretenimento. O mundo da literatura e as narrativas estão sempre no centro de tal celebração, fazendo com que o aprendizado seja o pano de fundo da diversão, numa constante via de mão dupla. “Depois de nove anos sem termos uma Bienal do Livro na Bahia, as pessoas estão ansiosas para se reencontrarem num ambiente assim”, avalia Kerber.
Entusiasmado, o escritor best-seller e cantor Pedro Rhuas observa, entre seus seguidores, que a Bienal Bahia é bastante aguardada. “Não vejo a hora de encontrar meus leitores em Salvador. A ideia é dialogar e consolidar esse público que se apaixonou por livros na pandemia, fortalecendo também o Nordeste em um momento de retomada”, celebra.
Nessa mesma toada, o curador do espaço, Schneider Carpeggiani, doutor em Teoria Literária, aponta a importância de “preparar um conteúdo que proponha reflexões sobre como a leitura nos torna cidadãos”. Carpeggiani já foi curador de eventos como a Bienal do Livro de Pernambuco e o Festival de Literatura do Recife. Atualmente, atua como editor do Suplemento Pernambuco, mantendo uma relação próxima com a produção cultural do Nordeste.
Leia Também
-
Carnaval de Salvador terá mais de 1.000 atrações gratuitas, anuncia Bruno Reis
-
Saulo saúda Carnaval em show no Centro de Convenções e convida Tomate
-
Confira programação da Feira Pôr do Sol neste fim de semana em Arembepe e Guarajuba
-
Edson Gomes e O Kannalha são algumas das atrações da Lavagem de Vila de Abrantes
-
Abertura do Carnaval de Salvador terá Ivete Sangalo e Leo Santana na programação
-
Léo Santana, Pixote e Thiago Aquino estão entre as atrações da Festa do Bonfim em Mata de São João

Paralisação: RMS não terá transporte intermunicipal nesta quarta-feira

Dias d’Ávila terá Corujão de Odontologia com serviços gratuitos nesta quarta-feira

Depois de Ivoneide, redes sociais dos vereadores de oposição de Camaçari sofrem ataque hacker

Dias d’Ávila: inscrições para vagas remanescentes nas escolas com vetor disciplinar militar vão até hoje

Fique por dentro do esquema especial de transporte para o Carnaval de Salvador 2023

Políticos baianos rechaçam deputado gaúcho que comparou a Bahia ao Haiti

“É uma pobreza, tudo pichado e sujo”, diz deputado gaúcho ao comparar Bahia com Haiti

Kleber Rosa pode assumir coordenação-geral da Fetrab

Erramos: aulas na rede municipal de Camaçari estão mantidas

Suspeito de roubar ao menos oito veículos em Camaçari é preso

Pabllo Vittar lança música em parceria com O Kannalha nesta quarta-feira

Blocos afros e de samba fazem prévia de Carnaval no Pelourinho

Teatro Alberto Martins terá aulão de zumba ‘Ela Só Quer Dançar’ em março

Léo Condé é anunciado como novo técnico do Vitória

Fique por dentro do esquema especial de transporte para o Carnaval de Salvador 2023

Dias d’Ávila: inscrições para vagas remanescentes nas escolas com vetor disciplinar militar vão até hoje

Afrocidade é atração confirmada no The Town em São Paulo

SineBahia tem vagas para Dias d’Ávila, Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho

Dias d’Ávila terá Corujão de Odontologia com serviços gratuitos nesta quarta-feira

Paralisação: RMS não terá transporte intermunicipal nesta quarta-feira

Ano letivo é iniciado na rede municipal de ensino de Camaçari

Depois de Ivoneide, redes sociais dos vereadores de oposição de Camaçari sofrem ataque hacker

Carnaval no Centro de Salvador terá mais de 10 pontos de festas

Cacá Leão afirma que Bruno Reis é favorito para reeleição em 2024
