Gravado inteiramente em uma duna de extrema importância ambiental na orla de Salvador, o primeiro clipe da banda Merlô será lançado nesta sexta-feira (29), a partir das 12h, para a faixa “Sentí”, que abre a tracklist do EP de estreia “Travessa Jaguaracy”, lançado em 15 de dezembro de 2023. A produção tem assinatura da Avoa Filmes.

Registradas há quase um ano com o Parque das Dunas de cenário, no bairro de Stella Maris, as imagens mostram a banda interagindo com a área de preservação ambiental e lar de inúmeras espécies da fauna e flora locais, algumas inclusive raras. Fazendo uma analogia, esta é a forma que o grupo vê o ambiente artístico em que está inserido, repleto de organismos vivos que só se encontram na Bahia e que reúnem particularidades que nenhum outro local possui, local este onde a Merlô finca território.
O clipe de “Sentí” é também uma ode à coragem da Merlô de encarar situações, de certa forma, imprevistas e até mesmo analógicas. “Somos uma banda de um movimento que tenta sempre resistir ao passar do tempo, às mudanças radicais da indústria, e sobreviver com o sorriso no rosto apesar das mazelas”, dizem em comunicado Ariel Ricci (guitarra e voz) e Faustino Menezes (baixo e voz). Após dois anos de trajetória, este é o primeiro videoclipe oficial do grupo soteropolitano, que se prepara para começar a pré-produzir seu primeiro disco cheio em 2025.
Com direção e edição de Eduardo Mafra e co-direção de Helaine Ornelas, o uso da estética vintage, o efeito de câmera de Super-8 e uma estrutura “meio lo-fi” no clipe sintetizam esse movimento ao qual a banda pertence e que foi escolhido a dedo tanto pelo grupo quanto pelo diretor. “Foi uma experiência super bacana rodar este clipe com eles. Além de amigos, sou fã dos caras e dessas escolhas artísticas que eles trazem”, resume Eduardo. “Estou muito feliz com o resultado e por ter colaborado com este projeto que me proporcionou liberdade para explorar bastante”.

Apesar do momento feliz que o lançamento representa, ele marca também a despedida de José Elohim das baquetas da banda, sendo este seu último compromisso como membro efetivo da Merlô. Presente desde a formação inicial, Elô dará lugar a Rugolo Dalaneza, ex-baterista da Bilic, banda embrionária da Merlô.
Assim que lançado, o clipe poderá ser assistido através do canal no Youtube da banda.
Sobre a banda
Formada em fevereiro de 2022, a Merlô é uma banda indie psicodélica composta por Ariel Ricci (voz e guitarra) e Faustino Menezes (baixo e voz). A banda possui em seu catálogo o já mencionado “Travessa Jaguaracy”, EP estilo demotape lançado em dezembro de 2023, com cinco faixas e pouco mais de 21 minutos de muita bateria digna de uma bossa quebrada genuinamente brasileira, encontrando-se com uma guitarra expansiva e um baixo que traz a cadência do voo, composto, produzido e gravado pelos próprios membros na Travessa Jaguaracy que dá nome ao EP, no bairro da Boca do Rio, em Salvador.
Luca Bori (Vivendo do Ócio/Jardim Soma), criador do Selo Portal que assina o lançamento, e o Organismo Lab de José Lucas fecham a produção do EP na mixagem e masterização das faixas, tornando-se parceiros essenciais nessa música experimental e com influências de um indie rock e acid jazz que a Merlô traduz durante todo o trabalho.





