Fiquem conectados conosco

Geral

Banco de Sangue de Camaçari está com estoque crítico para fatores Rh negativo

Avatar

Publicado

em

A Unidade de Coleta e Transfusão do Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia) de Camaçari, conhecida como Banco de Sangue, está realizando a campanha intitulada “Operação Verão”, para atrair doadores. O espaço está com estoque crítico para os fatores Rh negativo, de todos os tipos sanguíneos.

Os requisitos básicos para a doação são: ter idade entre 16 e 69 anos, mais de 50 quilos, estar alimentado, mas deve evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, caso seja após o almoço, aguardar duas horas, estar descansado e em boas condições de saúde. Menor de idade deve estar acompanhado pelo responsável legal e para as pessoas com 60 anos ou mais, a primeira doação deve ter sido feita antes dessa idade.

Para doar é necessário apresentar um documento oficial com foto. Entretanto, existem alguns impedimentos temporários para a doação: se estiver gripado, resfriado, com febre, espere 15 dias; estar grávida ou período pós (90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana); amamentando; ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses (se for em cavidade oral ou genital impede a doação); ter feito exames ou procedimentos endoscópicos nos últimos 6 meses; situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.

Já os impedimentos definitivos são: hepatite após os 11 anos de idade; uso de drogas ilícitas injetáveis; evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue, hepatites B e C, Aids – vírus HIV, doenças associadas ao vírus HTLV I e II, doença de Chagas e sífilis.

O Banco de Sangue fica no anexo do Hospital Geral de Camaçari (HGC), na Avenida Jorge Amado, s/n, e funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, e sexta-feira, das 8h às 12h. Para outras informações o telefone da unidade é (71) 3644-4252 e as pessoas interessadas em montar grupos devem entrar em contato para agendamento.

Leia também

Samba na Praça realiza primeiro encontro do ano neste sábado

Kevi Jonny vai agitar lavagem de Jauá no domingo; confira programação completa

Camaçari: Corrida do Empreendedorismo será em março; inscrições já estão abertas

Cultura: em ascensão na cena musical, JULI surpreende pela versatilidade e estilo

Destaque1 Podcast: Slam, a poesia fora do papel

Copyright © 2017-2021 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. _____________________________

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.