Política
Bahiafarma receberá aporte de R$ 222 mi para modernização da operação industrial
Investimentos estratégicos para fortalecimento da saúde pública no Brasil integram projeto.
Publicado
em
Por
RedaçãoA Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), laboratório público do Estado da Bahia, passará a contar com um subsídio de R$ 222 milhões, oriundo de parte do Programa Mais Investimento, para o Complexo Industrial da Saúde, que integra o programa Nova Indústria Brasil (NIB) inserido no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Esse investimento será destinado à ampliação e modernização das instalações do equipamento.
O anúncio foi realizado durante a cerimônia do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde, no Palácio do Planalto, em Brasília, na tarde de quarta-feira (14). A reunião marcou também a formalização de investimentos estratégicos para o fortalecimento da saúde pública no Brasil, com destaque para a Bahia.
“O governo federal está investindo na nossa capacidade produtiva, o que vai nos permitir oferecer melhores condições de saúde para o povo baiano e, ao mesmo tempo, gerar empregos e desenvolvimento para o nosso estado,” assegurou o governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Também presente no encontro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) salientou a parceria com os bancos públicos e as agências públicas. “Tudo isso não seria possível sem o apoio dos bancos públicos, como o BNDES, o Banco do Nordeste, o Banco da Amazônia, e das empresas e agências públicas, como a Embrapii e a Finep, além dos investimentos privados”, garante.
A Bahiafarma será modernizada e readequada em duas frentes principais, que são a criação de uma planta para a produção de kits diagnósticos, como testes rápidos para a detecção de hepatites virais, e outra para a produção de medicamentos em comprimidos.
Conforme o Governo da Bahia, a expectativa é que, em setembro, a Bahiafarma possa inscrever projetos para parcerias no Desenvolvimento Produtivo (PDP), fomentando a capacidade de produção nacional por meio da transferência de tecnologia.
Além de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), o programa posiciona o Ministério da Saúde como um agente crucial no desenvolvimento econômico do país, promovendo a geração de emprego e renda, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
Leia Também
-
Partiu Estágio oferta mais de 5 mil vagas para universitários que desejam atuar no Estado
-
‘Vinho na Vila’ reúne degustação, gastronomia, música ao vivo e palestras em Salvador
-
Simm tem vagas para consultor de vendas e cozinheiro; confira lista completa
-
SineBahia tem vagas de emprego para Salvador, Lauro de Fretas, Candeias e Simões Filho nesta sexta
-
Economista-chefe da Fiesp critica aumento da taxa de juros no Brasil em Congresso Estadual dos Fazendários
-
Projeto da Unifacs oferece atendimento gratuito a migrantes no Salvador Norte Shopping