Política
Bahia e Canadá: em encontro com Jerônimo, ministro Ahmed Hussen busca estreitar relações em diversos setores
Na pauta, áreas como meio ambiente, desenvolvimento econômico, direitos humanos, desigualdade social e combate à fome foram debatidas.
Publicado
em
Por
RedaçãoCom o intuito de buscar o fortalecimento das relações econômicas, sociais e a expansão de negócios entre a Bahia e o Canadá, sobretudo nas nas áreas de meio ambiente, desenvolvimento econômico, direitos humanos, desigualdade social e combate à fome, o ministro do Desenvolvimento Internacional do país progressista, que acredita na importância da imigração para o enriquecimento da cultura, Ahmed Hussen, se reuniu com o governador baiano, Jerônimo Rodrigues (PT), no Centro de Operações e Inteligência (COI), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
“Estou impressionado com a quantidade de parcerias que podemos desenvolver. O setor privado do Canadá tem muitos fundos para serem investidos aqui. Serão ganhos de desenvolvimento econômico significativos”, afirmou Hussen.
Com a Bahia, o Canadá já estabelece diversas relações comerciais. O estado exporta bulhão dourado e minérios de níquel e importa cloreto de potássio do Canadá. A presença de empreendimentos com capital de origem canadense também é destaque e o número de empresas de mineração chama atenção.
“Apresentamos um rol de empresas que já atuam na Bahia, com capital canadense, no setor de mineração e nos colocamos à disposição para trabalhar com outras frentes, como energias renováveis e direitos humanos. A partir deste encontro, vamos manter um diálogo mais próximo entre a Bahia e o Canadá”, salienta o governador Jerônimo Rodrigues.
A relação com o Canadá também abrange o intercâmbio educacional e cultural. Universidades baianas têm parcerias com instituições canadenses, promovendo programas de intercâmbio e pesquisa conjunta. O estado também atrai diversos turistas do país.
Sobre direitos humanos, o Canadá valoriza temas como igualdade racial e de gênero. Os direitos da comunidade Lgbtqiap+ são protegidos legalmente e promovidos amplamente. Em relação aos povos indígenas, há esforços contínuos para reconciliação, incluindo o reconhecimento de terras, preservação de culturas e melhoria das condições de vida. Iniciativas trabalhadas, também, pelo governo baiano.
O encontro ocorreu nesta quinta-feira (25), e também contou com a presença do embaixador da Canadá no Brasil, Emmanuel Kararianakis, além de representantes da secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Políticas para as Mulheres, Desenvolvimento Econômico, Promoção da Igualdade Racial e dos Povos de Comunidades Tradicionais e Direitos Humanos e do programa Bahia Sem Fome (BSF).
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Governo disponibiliza última parcela do Bolsa Presença de 2024
-
Três motos com restrição de roubo são recuperadas em Sussuarana
-
Operação Proteger Fase 1 é deflagrada pela Polícia Civil em Salvador
-
Confira vagas de emprego do SineBahia para Salvador, Camaçari e Simões Filho nesta quarta
-
Show de Jorge Aragão em Salvador acontece neste domingo
-
Salvador tem o maior aumento no valor do aluguel entre as capitais