AVP monta pórticos na Via Parque

Levou um dia inteiro a montagem na Via Parque, em Jauá, de três pórticos de aço com os quais a Associação dos Moradores da Via Parque (AVP) vai impedir o saque das areias das dunas de Jauá e Abrantes. A operação foi nesta quinta-feira (24), iniciando-se às 10h30 e encerrando-se às 17h. Serão colocadas placas da Prefeitura, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da AVP e da Superintendência de Trânsito e Transportes [sinalização de altura].

A altura dos pórticos não permite o ingresso nas dunas de caçambas, que são veículos altos, mas não é obstáculo para veículos mais baixos. A montagem dos pórticos é projeto antigo da AVP e contou com a colaboração da Prefeitura de Camaçari, por meio das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), e Infraestrutura (Seinfra), que se encarregou de produzir e instalar as bases dos pórticos.

Um dos pórticos foi montado na ruela que fica junto ao Condomínio Bosque de Jauá, primeira entrada à direita de quem vem de Abrantes. O segundo pórtico foi implantado no acesso ao Loteamento Sítio Encantamento, segunda entrada à direita, vindo de Abrantes. E o terceiro pórtico foi instalado na entrada do desvio Via Parque/Bela Vista, sentido Bela Vista, primeira entrada à esquerda, vindo de Abrantes.

Dunas, guardiãs das águas

A continuidade do roubo de areia e da invasão das dunas, intensificados a partir do início deste século, vem preocupando a comunidade de Jauá pela destruição do patrimônio natural da localidade. O saque já atingiu uma grande área das dunas, calculada em 1 km2, mas esta estimativa é ultrapassada. Para constatar isso, basta ingressar no desvio Via Parque/Bela Vista e olhar para os lados. Dunas outrora gigantescas, majestosas, foram arrasadas, areias milenares levadas embora na caçamba de caminhões.

A depredação desse patrimônio não afeta somente a economia da localidade, que sobrevive da visitação turística na alta temporada. O mais importante papel das dunas é repor e conservar lençóis freáticos vitais para a população. Arrasando-se as dunas, esses lençóis deixam de existir. As dunas também são barreiras que protegem o litoral dos golpes de ventos fortes e da salinidade marinha.

Parque das Dunas

Ultimamente, o roubo de areia tem se concentrado no Sítio de Encantamento e os caçambeiros entram cada vez mais fundo nas jazidas, atingindo as magníficas dunas de Abrantes.

O Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá que está para ser implantado nessa região pela Prefeitura de Camaçari terá que fazer cessar por completo o roubo de areia ou a flora e a fauna do parque serão destruídas aos poucos, inviabilizando uma iniciativa tomada há 42 anos e que só agora sairá do papel.

Ana Maria Mandim é jornalista e presidente da AVP. 

 

 

jornalismo@destaque1.com

2 comentários em “AVP monta pórticos na Via Parque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.