Fiquem conectados conosco

Cultura

Autores baianos lançam livro que discute o conceito de meritocracia entre brasileiros

A obra é uma alusão direta ao “American Dream”  ( O Sonho Americano).

Avatar

Publicado

em

Foto: Reprodução

Qual é o sonho brasileiro? Para responder esse e outros questionamentos, os autores baianos Vanessa Ventura e Joshu Santos lançaram a obra “Brazilian Dream: O Crash de 2020 e o Novo Sonho Brasileiro”. Com 54 páginas de uma ode bem humorada sobre o fim da crença na meritocracia, o livro já está disponível no catálogo da Amazon, em formato 100% digital (e-book). Para adquirir a obra, clique aqui

Fazendo alusão ao “American Dream”  ( O Sonho Americano), Vanessa e Joshu desconstroem a ideia de que metas profissionais e pessoais podem ser alcançadas através da meritocracia. Nascida de uma extensa crônica redigida por Vanessa, a obra imerge em reflexões sobre os ícones de estabilidade procurados pelos brasileiros desde a infância — como a casa própria, emprego, carro e aposentadoria — e os obstáculos sociais, econômicos e culturais existentes no meio do caminho.

“O livro desconstrói a ideia de que, para ser feliz ou ser considerado bem-sucedido, o brasileiro precisa realizar o Brazilian Dream; até porque ele é muito difícil de alcançar. Pouca gente admite que esse é um jogo quase impossível de vencer. O nosso Estado cobra muito e oferece pouco. A economia nacional é vacilante; já checou o preço do dólar?E, para completar, a nossa realidade social é repleta de preconceitos. São diferentes oportunidades para pessoas que trilham caminhos semelhantes, resultando numa nação de pessoas frustradas, que culpam a si mesmas por não terem conquistado tudo o que ‘deveriam'”, pondera a escritora.

Finalizada a parte de Vanessa, foi a vez do designer Joshu Santos criar o conceito estético do livro. Além do recurso narrativo, que guia a experiência dos leitores, o profissional adicionou microcontos à obra, trazendo elementos de ficção que brincam com a dureza da realidade. “Queremos que ‘Brazilian Dream’ seja um conteúdo que estimula pessoas a darem o primeiro passo para realizarem seus sonhos. Que elas possam retornar à leitura sempre que quiserem, encontrando na obra um incentivo e uma fonte de questionamentos”, destaca o autor. 

Na visão de ambos os autores, a pandemia do novo coronavírus foi o “tempero final” da obra,  que tornou a crise velada ainda mais palpável a todos. Após o considerado “Crash de 2020” e a acentuação dos problemas socioeconômicos no Brasil, Vanessa e Joshu trazem reflexões sobre o novo sonho brasileiro, mais realista, criativo e adaptável. 

“Todos os conceitos abordados no livro, a exemplo da meritocracia falha, fragilidade econômica e adaptabilidade necessária à sobrevivência, já existiam antes do vírus. Entretanto, diante de uma catástrofe global, tudo isso ficou ainda mais escancarado: o índice de desemprego aumentou, empregos considerados estáveis começaram a balançar, o dólar subiu e o poder de compra do brasileiro diminuiu. O Crash de 2020 nos mostrou que seguir pelo caminho dos ícones da estabilidade não é certeza de felicidade nem segurança. Chega de país do futuro, queremos ser o país do presente”, elucida Vanessa.

A publicação independente é assinada pelo selo criativo “DOT Pub” (pertencente aos autores) . Para saber mais sobre o livro “Brazilian Dream: o Crash de 2020 e o Novo Sonho Brasileiro”, adquira a obra no site da Amazon ou entre em contato com os autores através do Instagram. 

UNIÃO 1
CAMAÇARI CARD
SUPERLIMP
ASSINATURA DESTAQUE1
HELLOA

Copyright © 2017-2021 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.