Aos 10 anos, o pequeno atleta camaçariense, João Paulo Jesus dos Santos Bonfim, assinou um contrato federativo com o Esporte Clube Bahia, nesta sexta-feira (25).
Há cinco anos jogando futebol pela Escolinha Arena 2 de Julho Academic, João coleciona participações em competições. Mas foi em outubro de 2023, após o Campeonato Baiano de Base Fut7 que o pequeno atleta passou a alçar novos voos.

Conforme conta o pai de João, Erivane Bomfim, o Fut7 foi uma marco para o atleta, que se destacou como meia-atacante e um olheiro do esquadrão entrou em contato com a diretora da Escolinha, Dilma Mendes, para selecionar João Paulo. Desde então, ele passou a treinar pelo Bahia.
Hoje, um ano depois do início dos treinos, João Paulo é parte do time Sub-10 do Bahia e joga como zagueiro e volante. “O futebol na vida dele é alegria, é felicidade, é brincadeira. Ele tá nessa fase ainda de jogar bola por gostar, por felicidade. Eu falo sempre pra ele: ‘Brinque, meu filho, vá brincar e faça o que você sempre gostou, que é o futebol, que lá na frente Deus vai te honrar, vai te abençoar’, como está honrando ele”, relata Erivane.
Criado no bairro da Gleba C, o pequeno atleta iniciou a vida esportiva aos cinco anos, na escolinha da qual Dilma Mendes está à frente há mais de 20 anos. Atualmente, cerca de 110 alunos são atendidos pelos professores da Arena Dois de Julho, às segundas, quartas e sextas, pela manhã e pela tarde.

“É uma escolinha que ensina alunos a se tornarem atletas, a gente têm os iniciantes, os iniciados e o grupo Academic, que são aqueles meninos que vão fazer a passagem até chegar às competições”, explica Dilma.
Além dos treinos semanais, há também um projeto social que oferta aulas gratuitas para meninas entre 12 e 17 anos, sendo uma das sócias a jogadora baiana Formiga, tricampeã da Copa Libertadores e bicampeã da Copa do Brasil.
“Hoje nós temos meninas que estão no Red Bull, nos Estados Unidos. A gente já fez esse trabalho de desenvolvimento e esse ano nós temos meninas de 12 anos que estão disputando o campeonato da Copa Loreta, em Salvador, pelo Galícia”, conta a treinadora.