Fiquem conectados conosco

Destaque

Atleta camaçariense se consagra como campeão baiano de Triathlon Sprint na categoria MTB

Camila São José

Publicado

-

Jornalista e atleta, André Damasceno, 36 anos, fecha a temporada 2018 como campeão baiano de Triathlon Sprint na categoria MTB (mountain bike). O título foi conquistado no último domingo (2), em Guarajuba, durante a 4ª etapa do Campeonato Baiano de Triathlon, na qual ficou em 2ª lugar. Na ocasião também aconteceu a Premiação Melhores do Ano.

Na competição que teve 750 metros de natação, 20km de bike e 5km de corrida, Damasceno acabou a prova em 1 hora 11 minutos e 5 segundos, apenas 1 minuto e 20 segundos atrás do primeiro colocado, o atleta Carlos Aníbal. Porém na somatória das três etapas que tiveram a categoria mountain bike – Praia de Piatã, Guaibim e Guarajuba – o camaçariense se destacou no lugar mais alto do pódio.

E essa é uma grande conquista, já que duas hérnias de disco quase o impediram de participar das competições. “Obrigado Deus. Obrigado a todos que acreditaram em mim e me incentivaram ao longo desse ano. Vocês foram e são fundamentais para tudo isso. Para cada conquista de 2018. Até mesmo aquelas que não vieram em formato de pódio. Mas, de aprendizado e evolução”, agradece.

Sobre 2018, o triatleta avalia como o melhor ano para a sua carreira devido aos pódios conquistados no triathlon e no moutain bike, aos parceiros e à sua evolução física e psicológica nas provas. “Porque a gente pensa que prova basta estar forte o corpo, mas se você não estiver com o psicológico bom pra se manter determinado nos treinos, pra encarar as dificuldades durante o período de treino e para encarar também as dificuldades de uma prova, você não rende. Então, pra mim foi um ano de muito aprendizado”, pontua.

Além do Triathlon Baiano, André disputou em 2018 o Campeonato XTerra, prova feita em trilha, realizada em Praia do Forte com 1.500 metros de natação, 20km de bicicleta e 7,5km de corrida. Neste campeonato ficou em 2º lugar na categoria MTB e em 11º na classificação geral entre cerca de 150 atletas.

O universo das competições de triathlon começou em outubro de 2017, mas as provas de mountain bike já fazem parte da sua vida há três anos. “Eu sempre tive vontade de praticar o esporte, sempre achei desafiador e aí surgiu a oportunidade de poder participar em Guarajuba e eu fui, e aí acabei gostando. Fiquei em 6º [lugar] na minha categoria e vi que dava pra eu me desenvolver, eu me desempenhar melhor”, lembra. No mesmo ano disputou a Copa Norte Nordeste em Salvador, ficando em 3º lugar no MTB.

No próximo domingo (9), André Damasceno participa da Trail Run em Jequié, prova de corrida em trila com 25km de distância.

E para 2019 o atleta já tem planos. “No triathlon é mudar de categoria, sair da categoria mountain bike para a categoria por idade, porque hoje a minha categoria de moutain bike são todas as idades misturadas o que diferencia é apenas o modelo da bicicleta”, comenta. No entanto, vai precisar trocar a bicicleta para uma de Speed ou de Triathlon.

“Se Deus permitir serei o primeiro atleta camaçariense – literalmente camaçariense, pois nasci aqui – a concluir uma prova com a distância de meio Iron Man [Triathlon 70.3, 1.900 metros de natação, 90km de bike, 21km de corrida] e um Triathlon Full [3.800 metros de natação, 180km pedalando e 41km correndo]. Para tanto só preciso conseguir comprar essa bike”, fala. As provas de meio Iron Man serão realizadas em Vitória da Conquista, Espírito Santo e Fortaleza. São competições com 1.900m de natação, 90km de bike e 21km de corrida.

Caso não consiga adquirir o equipamento, a ideia é continuar competindo nas provas de triathlon na modalidade de trilha e nas de ciclismo. “E quem sabe começar a montar uma equipe de triathlon em Camaçari. Hoje só tem eu participando”, acrescenta. A maior dificuldade para construir a equipe, conforme André, é conseguir um lugar para treinar natação num horário em que caiba a todos os atletas, atualmente ele treina na Cidade do Saber.

Além disso, a meta é diminuir o tempo de prova em 2019, é concluir em 1 hora ou 1 hora e 5 minutos no máximo como determina o triatleta.

Para participar das competições esse ano, André tem o apoio do Studio ProFit, PROTIME Assessoria e Cronometragem, Bob Suplementos, Emthos, UB Cosméticos, e Eliandra Alves fisioterapeuta osteopata.

CAMAÇARI CARD
SUPERLIMP
Natal Boulevard 300×250

Copyright © 2017-2020 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.