No próximo domingo (2), durante a tradicional Festa de Iemanjá no bairro Rio Vermelho, em Salvador, o Balaio do Artesanato da Bahia recebe diversas organizações que realizam esse tipo de trabalho. Entre elas está a Associação de Artesãs Raízes do Quilombo e Dandá, que levou a coleção “Axé Raízes do Quilombo” para o 58º São Paulo Fashion Week, em outubro de 2024.
Com peças desenvolvidas por 25 trabalhadoras do ramo, a apresentação foi uma colaboração com o projeto Collab Artesanato da Bahia e Meninos Rei. Elas levaram a pluralidade da cultura afro-brasileira para uma das passarelas mais reconhecidas do mundo.
Além da associação, outros grupos formarão um conjunto de dez artesãos de comunidades indígenas e quilombolas, que promete preencher o Parador Z1 BAR, no Largo de Santana, com beleza, diversidade e riqueza do artesanato baiano. O evento é uma realização da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), em colaboração com Organizações Sociais Comunidade Cidadania e Vida (Comvida) e Ojú Onirê.
“A participação do Artesanato da Bahia na Festa de Iemanjá, maior festa dedicada a um orixá na Bahia, é uma oportunidade única de valorizar nossas tradições, impulsionar a geração de renda para as comunidades indígenas e quilombolas participantes e reafirmar o papel do artesanato como patrimônio cultural e econômico da Bahia, através de políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado”, destaca Weslen Moreira, coordenador da Setre/CFA.