Fiquem conectados conosco

Geral

Apae Camaçari: 31 anos promovendo acolhimento e inclusão

Com o apoio de educadores, famílias de pessoas com deficiência e entusiastas da promoção dos direitos destas, a entidade segue sendo referência no município.

Avatar

Publicado

-

Foto: Reprodução

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Camaçari completa 31 anos neste domingo (18). Fundada em 1989 por Hebe Maria Pinto (in memoriam), a instituição foi a primeira a oferecer educação, informações e acolhimento para pessoas com deficiência e seus familiares no município. Ao longo dos anos, recebeu apoio e parceria de vários projetos, empresas e da sociedade civil. Através da colaboração de educadores, famílias de pessoas com deficiência e entusiastas da promoção dos direitos destas, resiste sendo referência em Camaçari.

Atualmente, a Apae Camaçari é presidida por Licia Matos e tem Adalgisa Leitão como diretora da unidade de ensino. Nos últimos sete anos, a atuação da instituição recebeu apoio na Câmara de Vereadores através do mandato do vereador Gilvan Souza. Pai de um jovem com Síndrome de Down e Autismo, o vereador fomentou políticas públicas voltadas para a ampliação da atuação da instituição, a exemplo da doação municipal de um terreno para a construção da sede própria da Apae e reforma da atual estrutura da instituição, entregue pelo prefeito Elinaldo Araújo em 2019.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Figura presente nos eventos e ações da Apae, o vereador é uma espécie de conselheiro da Associação. Para isso, Gilvan conta com anos de experiência na presidência da Associação Baiana de Síndrome de Down (Ser Down). “Promoção de direitos, acolhimento de pessoas com deficiência e das famílias é um importante fator para promover o respeito às diferenças e autonomia. Nesses 31 anos, a Apae foi um farol guiando a luta pela inclusão em Camaçari. Aos pioneiros da causa no município, devemos reconhecimento e gratidão”, afirma o vereador.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A Apae Camaçari atende diretamente 225 alunos com deficiência mental, auditiva, física e síndromes múltiplas, com atendimento psicoterápico para os alunos da instituição e encaminhados da rede regular, suporte às famílias, escolas da rede, oficina pedagógica, prevenção (seminários e palestras), atividades de educação física e esporte, inclusão no mercado de trabalho e na rede regular, além de atividades lúdicas e de lazer.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

UNIÃO 1
UNIÃO 2
UNIÃO 3
CAMAÇARI CARD

Copyright © 2017-2020 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.