A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lançou na quarta-feira (16) uma nova ferramenta de consulta de multas, que permite que qualquer pessoa verifique, de forma rápida e segura, o sistema utilizado para o processamento da respectiva autuação. O sistema de pesquisa está disponível no portal da Agência.
A consulta é feita por meio do número do Auto de Infração, identificando automaticamente se a multa foi registrada no Sifama ou no Radar, cada um com suas particularidades,
O Sifama é voltado para autuações relacionadas a transporte de cargas e passageiros. Para acessar essas informações, é necessário realizar um cadastro simples com Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e e-mail. Geralmente, o auto de infração começa com quatro letras ou mais.
Já o Radar é utilizado principalmente para infrações relacionadas à fiscalização em rodovias federais concedidas e em operações regulares da ANTT. A consulta pode ser feita com placa e Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), sem necessidade de login. Geralmente, o auto de infração começa com duas ou três letras.
O novo sistema de busca atende a uma demanda antiga dos autuados e representantes legais, oferecendo mais agilidade e clareza no acesso às informações.




