Aniversário da cidade: 261 anos, Camaçari realiza maior desfile cívico da história

Neste sábado (28) Camaçari celebra 261 anos de emancipação política, e para comemorar a data é realizado o tradicional desfile cívico de aniversário da cidade na Avenida 28 de Setembro, no Centro do município.

Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Com o tema “Camaçari Cultura da Paz”, estiveram presentes nesta edição cerca de 1.800 estudantes de 15 escolas da rede pública de ensino; fanfarras e bandas, como Bamuca, Bamaja, Bamat, Fanesp, Fanpop, Fanesva, Fampa e Fanesc; além de grupos culturais e sociais.

Palanque oficial do desfile cívico. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

O prefeito Elinaldo Araújo (DEM) ressaltou que o presente de hoje é ver a população de Camaçari feliz.

 

Elinaldo ainda contou sobre a visita que fez a Brasília esta semana. Ele destacou que o saldo foi positivo, pois na ocasião foram debatidas questões como a obra do Rio Camaçari e o programa Minha Casa Minha Vida.

Com temas voltados à preservação do meio ambiente, inclusão social e diversidade, as escolas abrilhantaram o desfile cívico com mensagens de paz.

Alunos do Luís Pereira Costa. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Com alas que retratavam a fauna e a flora do Brasil, a Escola Luís Pereira Costa apresentou o tema responsabilidade ambiental nas novas mídias sociais.

Gustavo Jorge, vice-diretor da Escola Luís Pereira Costa. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

O vice-diretor Gustavo Jorge afirmou que 90 alunos desfilaram com frases produzidas por eles mesmos.

 

De acordo com o coordenador de Eventos, Luiz Mário, o desfile cresceu muito este ano e foi preparada uma melhor estrutura para atender o público.

 

Ele ainda ressalta a continuidade das comemorações com o Samba na Praça, realizado na Praça Abrantes após o desfile.

 

Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Música e alegria embalaram as apresentações dos grupos culturais durante o desfile. Com mensagem de paz, os Filhos de Gandhy estiveram presentes e encantaram o público.

João Paulo Gomes. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Responsável pelo grupo, João Paulo Gomes destacou que participar do desfile é ter a disseminação da cultura através da dança.

 

José Gama Neves, secretário de Governo. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Para o secretário de Governo, José Gama, o saldo dos cinco desfiles realizados durante o mês de setembro é positivo. Ele afirma que essa é a soma da cultura, confraternização e educação.

 

Gil Mário Santos, diretor da Bamuca. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Com música e dança, as bandas e fanfarras agitaram o público durante o desfile cívico. Para o presidente da Bamuca, Gil Mário Santos, este é um momento de alegria e tradição para os camaçarienses. Ele ainda destaca que a presença da Bamuca é uma tradição do 28 de setembro.

Quem assistia à apresentação da Fanesc soltou a voz ao som do sucesso Nem Tchum. A banda realizou um show com diversos hits do momento.

Pessoas de diversas idades prestigiaram o desfile cívico em comemoração aos 261 anos da cidade. Segundo Leandro Chagas, que sempre acompanhou o desfile e também já participou, o momento mais esperado é a apresentação da Bamuca.

“Cada ano as apresentações se inovam, tá bem legal esse ano, eu gostei. O que eu mais espero pra ver é a Bamuca que pra mim é o principal do desfile”, disse.

Leandro Chagas. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Pela primeira vez, Maria Eduarda e Beatriz Falcão assistiram ao desfile cívico. “É uma coisa diferente de se ver né, da cidade; e eu nasci aqui, e pela primeira vez que tô vendo, tô achando bem bonito”, contou Maria Eduarda.

Beatriz Falcão e Maria Eduarda. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Beatriz afirmou que gostou bastante do que viu. “Eu sabia que era legal, mas ver é bem melhor, gostei bastante do que vi, é tudo muito bonito”.

Maria Eduarda ainda destacou que adorou a apresentação da Fanesc. “A Fanesc tem músicas diversas, foi o que eu mais gostei”, frisou.

Jane Santos. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Jane Santos, moradora de Parafuso, explicou que faz questão de assistir o desfile todo ano. “Eu venho e gosto, faço questão de vir todo ano”.

Ela ainda disse que o melhor do desfile são as apresentações das bandas e fanfarras. “Eu gosto de tudo, mas o melhor é ver as bandas e as fanfarras”.

Um comentário em “Aniversário da cidade: 261 anos, Camaçari realiza maior desfile cívico da história

  • sábado, 28 de setembro de 2019 em 18:32
    Permalink

    Tudo muito lindo + vamos aki da os parabéns a Dilma Mendes pelo presente que ela deu para nossa cidade que foi campeã em Roma com a seleção 7 de futebol feminino colocando nossa cidade no topo parabéns guerreira

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.