Alegria e bem-estar marcam 4ª Corrida do Empreendedorismo em Camaçari

Energia, disposição e determinação foram os elementos que impulsionaram a 4ª edição da Corrida do Empreendedorismo realizada em Camaçari, neste domingo (13). Familiares e amigos prestigiaram o evento que reuniu neste ano 450 atletas profissionais e amadores de todas as idades.

Antes de iniciar a competição, os participantes receberam instruções de educadores físicos com alongamentos para desempenharem uma boa prova, além de se alimentarem com frutas e energéticos, eles também puderam aferir a pressão e fazer o teste de “bioimpedância” para verificar o índice de massa corporal (IMC) e gordura corporal.

A largada foi dada às 7h40, saindo da Reserva Camassarys, passando pela Avenida Industrial Urbano e finalizando a corrida no estacionamento do Boulevard Shopping. Os atletas competiram nas categorias de caminhada, maior grupo, por idade e a prova geral com os trajetos de 5km e 10 km, nas modalidades masculino e feminino.

Depois de suar  muito a camisa, os atletas receberam um banho de mangueira acompanhado do envolvimento, gingado e alegria da zumba. Diversos brindes foram sorteados para o público, dentro deles estavam camisas, garrafinhas e demais produtos esportivos.

João Matos. Foto Hyago Cerqueira

O idealizador da corrida e Educador Físico, João Matos afirma que “a iniciativa começou a partir da parceria com a Feira do Empreendedorismo de Camaçari, chegando a média de todos os anos de 400 a 500 atletas inscritos. Hoje temos a presença de Marily que é atleta olímpica e Everaldo com resultado internacional. Além de querer unir empreendedorismo ao esporte”, contou. A corrida tem atraído um grande público em seu quarto ano de consolidação.

Participando pela terceira vez da competição, a maratonista olímpica Marily dos Santos, se destacou mais uma vez ao conquistar o 1º lugar na categoria de 10km. Determinada, a atleta que completou a prova em 34 minutos e 26 segundos disse que “estava com vontade de vim correr porque já participei outras vezes e não poderia ficar de fora dessa etapa. Vou subir no lugar mais alto do pódio e pelo treino que eu fiz já era um resultado esperado”, destacou.

Corrida do Empreendedorismo 2019
Marily dos Santos. Foto: Hyago Cerqueira

Em entrevista ao Destaque1, Marily contou que treina duas vezes por dia e garante que isso determina o seu rendimento nas corridas. Ela é considerada uma atleta de alto rendimento e recomenda aos iniciantes que façam um acompanhamento médico, nutricional e com educador físico.

Ainda na categoria de 10km, correndo há 19 anos, o atleta e educador físico José Everaldo Mota, 39 anos, conquistou o 1º lugar na prova chegando no final do trajeto em apenas 30 minutos e 39 segundos. Entusiasmado, expressa que está satisfeito e realizado pela vitória. “Gratificante pelo trabalho que eu faço. Todos os dias eu treino e estou sempre feliz por participar de mais uma edição e vencer, conseguindo conquistar meu espaço no pódio”, pontuou.

José Everaldo. Foto: Hyago Cerqueira

Everaldo já foi convocado pela Seleção Brasileira de Atletismo, foi vice-campeão sul-americano e aponta que iniciativas como essa foram capazes de incentivar o surgimento de novos atletas, equipes especializadas em corrida e aumentar o número de eventos esportivos na cidade.

Nelson Freitas e Helnice Freitas. Foto: Hyago Cerqueira

Estimulando o bem-estar e melhorando a qualidade de vida, o casal de corredores Nilson Freitas, 56 anos e Helnice Freitas, 53, participaram da corrida com muita alegria. Ele competiu na categoria de 10km e sua esposa 5km.

Mesmo não subindo ao pódio, Nilson expressa de maneira contente a cerca da satisfação em participar do evento esportivo.”É indescritível porque é um prazer enorme estar sempre agregando valores. Não tenho palavras para descrever. É satisfação pura”, enfatizou.

Nilson ainda afirma que a pratica de esportes já faz parte da rotina do casal.”A atividade física é uma constante na nossa vida. Não é nenhuma novidade. Estamos sempre praticando e presentes nas corridas”, ressaltou o competidor.

Sinara Bacelar. Foto: Hyago Cerqueira

Incentivando jovens e adultos a pratica de exercícios, a estudante Sinara Bacelar, 17 anos, conquistou a vitória na modalidade de 5km subindo ao pódio em 1º lugar. Correndo apenas há um ano, a diasdavilense já participou de 15 competições e neste domingo na Corrida do Empreendedorismo completou a prova em 22 minutos e 43 segundos.

Após pegar o troféu, acompanhada e incentivada pelos amigos, a garota sorridente contou que o resultado é muito gratificante. “Principalmente porque eu acredito que influência muito na saúde. É uma coisa que além de satisfatório, é muito prazeroso. Acredito que se mais pessoas buscassem mais da corrida e de outros esportes, nós não teríamos um índice de violência tão grande, principalmente entre os adolescentes”, ressaltou.

Damião Nonato. Foto: Hyago Cerqueira

Lesionado há pouco tempo e sem muito preparo físico para a disputa, Damião Nonato, 42 anos, superou as dificuldades e passou pelo stand de chegada em 18 minutos e 52 segundos. O competidor alcançou a 1ª colocação na corrida de 5km. “Para mim foi um pouco mais complicado. Tenho 35 dias que me recuperei de uma lesão, duas cirurgias no braço e uma semana de treino. Graças a Deus ele me abençoou e me deu essa vitória de primeiro lugar. Achei que não ia conseguir ditar um ritmo e ganhar a prova”, disse.

Ao Destaque1, Nonato revelou que o atletismo para ele é uma forma de canalizar as energias para melhorar a sua saúde. “O atletismo evoluiu muito. Eu tive um problema de saúde há quase 20 anos e o atletismo, Graças a Deus, me restaurou. É um cano de escape para certos tipos de doença”, lembrou.

O atleta recomenda a prática de exercícios físicos ou algum esporte específico para promover o bem-estar, saúde e desenvolvimento de uma vida melhor.

 

Elaine Oliveira. Foto: Hyago Cerqueira

Participante ativa de eventos esportivos, a nutricionista Elaine Oliveira, busca estar sempre se exercitando, acompanhando e incentivando seus pacientes para que eles possam se sentir estimulados a partir da sua iniciativa.

A profissional explica que o processo nutricional e da prática esportiva são fundamentais para melhorar no desempenho das atividades do dia a dia, redução do índice de obesidade e sedentarismo.

“A nutrição é um mundo encantador. Existe um poder de cura através dos alimentos. Nós podemos melhorar a qualidade de vida, diminuir as incidências de doenças crônicas que está cada vez mais alarmante no Brasil. Sendo que de uma população com quase 300 mil habitantes em Camaçari menos de 20% faz atividade física”, destacou a profissional.

Helloa Gonçalves. Foto: Hyago Cerqueira

Com o sentimento de realização e melhoria no seu desenvolvimento profissional, a proprietária da Helloa Jóias, a empresária Helloa Gonçalves, 38 anos, conta que a partir da sua satisfação pessoal em participar de corridas, ela resolveu apostar como empreendedora do município na atração de mais pessoas para a prática de exercícios físicos, seja atletismo ou outro esporte.

“É algo muito importante e satisfatório como empreendedora fazer parte desse evento. Eu achava que não tinha capacidade de correr, o corpo meio que acomodado e então comecei a participar em algumas corridas. Além de ser uma forma de incentivar outras pessoas trazendo saúde e bem-estar”, afirmou a empresária.

Além de receberem troféus e medalhas, os classificados da 1ª, 2ª e 3ª colocação ganharam uma bolsa para realizar um curso de pós-graduação da Faculdade Facei, no campus de Camaçari. Caso o candidato não utilize a bolsa, ela pode ser repassada para uma outra pessoa. A Corrida do Empreendedorismo é realizada uma vez por ano e tem se tornado um dos eventos que mais incentiva a prática do atletismo na cidade.

3 comentários em “Alegria e bem-estar marcam 4ª Corrida do Empreendedorismo em Camaçari

  • segunda-feira, 14 de janeiro de 2019 em 00:15
    Permalink

    Boa matéria parabéns a equipe Desatque1

    Resposta
  • segunda-feira, 14 de janeiro de 2019 em 10:06
    Permalink

    Parabéns pela matéria rica em conteúdo.

    Resposta
  • segunda-feira, 14 de janeiro de 2019 em 13:13
    Permalink

    Evento top, e SHOW de matéria.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.