Localizado na Estrada do Coco, em Vila de Abrantes, na Costa de Camaçari, o Shopping Busca Vida foi inaugurado em 2016 e desde então enfrenta diversos problemas, dentre eles fechamento de lojas, baixo fluxo de clientes, inexistência de um setor administrativo do prédio e a realização de um leilão promovido pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia).
Com isso, uma comissão formada por investidores, lojistas, salistas, advogados e moradores do entorno do centro comercial procuraram o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM), nesta terça-feira (2) para debaterem opções de como remediar os danos do empreendimento.
Como estratégia para valorizar o empreendimento e atrair clientes e novos investidores, a comissão apresentou algumas demandas para o gestor municipal. Implantação de órgãos de serviços públicos dentro do Busca Vida, construção de uma passarela e um retorno mais próximo do shopping, isenção de incentivos fiscais para lojistas e salistas que queiram se instalar no empreendimento, limpeza do centro comercial, iluminação e segurança no entorno do shopping.
Diante das solicitações apresentadas, o prefeito Elinaldo Araújo disse estar disposto a ajudar a comissão, dentro das possibilidades do município. “Tudo que cabe ao governo, vamos executar. Vou tentar marcar uma agenda institucional com o governador [Rui Costa], pois ele precisa ter ciência do que está acontecendo e encontrar uma forma de ajudar”, destacou.
Atualmente, o empreendimento conta com cinco estabelecimentos em funcionamento, duas âncoras e três lojas. Um dos investidores da empresa responsável pela construção do shopping, Lenise Lins, ressalta a importância do local. “A situação é crítica e está trazendo um prejuízo extremo para toda comunidade, investidores, salistas e lojistas. É importante que a gente some esforços, defenda o empreendimento, para que ele alavanque, pois é um local de emprego”, ressaltou.