Diante das fortes chuvas que alteraram a qualidade da água na captação de água bruta da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) no rio Joanes, o abastecimento está ocorrendo com menor volume, nesta terça-feira (6), em Salvador e parte dos municípios da Região Metropolitana. A redução temporária da oferta é necessária para garantir que a água distribuída permaneça dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pela Portaria de Potabilidade do Ministério da Saúde.
“Devido às condições do manancial, foi necessário diminuir o volume da água distribuída, por isso é ainda mais fundamental que os moradores das áreas afetadas usem com economia a água armazenada nos reservatórios domiciliares”, informa a diretora de Operação da Embasa na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Joana Rolemberg.
As áreas afetadas incluem Salvador, as ilhas de Maré, dos Frades e Bom Jesus dos Passos, além de Simões Filho, Lauro de Freitas, Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde
A diretora explica que chuvas intensas podem ocasionar mudanças temporárias na qualidade da água captada pela empresa, já que os grandes volumes pluviométricos arrastam terra, sedimentos, minerais e matéria orgânica, como folhas e galhos, de toda a bacia até o rio, modificando a composição da água. “Nossos técnicos estão trabalhando 24 horas por dia no monitoramento das condições da água bruta do manancial e no ajuste do processo de tratamento para que seja possível retomar a produção de água nos níveis normais no menor prazo possível”, ressalta.