Fique conectado conosco
Boulevard
Sesau Fila Zero
ÓTICAS DESIGN
Ouvidoria Câmara

Artigo

A política como continuação da guerra, por Edson Miranda

A administração do poder é uma ciência que deve ser estudada o tempo todo e não pode ficar restrita às tradicionais “análises de conjuntura”.

Edson Miranda

Publicado

em

A política como continuação da guerra, por Edson Miranda
Foto: Edson Miranda

Neste artigo, aproveito o evento da guerra da Rússia contra a Ucrânia e o desenrolar da política eleitoral na Bahia para refletir sobre tais fenômenos, tanto no plano político quanto existencial, no sentido de passar por ambos buscando reter lições para as nossas vidas. Farei uma introdução um pouco longa, e de antemão peço desculpas por tal atitude, que considero, entretanto, necessária.

No decorrer da semana, vários veículos de comunicação informaram a desistência do atual senador e ex-governador Jaques Wagner de concorrer a um novo mandato para o Governo da Bahia. Os jornais citam apenas razões de “ordem política” para a difícil decisão de Wagner. Porém, acredito, o mais importante não são as motivações do cálculo político e eleitoral, mas aquelas advindas da confiança e da autoridade feridas, da expectativa não correspondida, que podem ter ocorrido tanto no decorrer da gestão de Rui quanto na sua decisão atual de se candidatar ao Senado da República.

Publicidade
destaque-1-lateral
Brioh
ÓTICAS DESIGN
Marine
Contan
Ativa
Destaque1

É impossível que depois de toda a sua experiência pessoal e política, ao começar a transitar pelo outono da vida, ele o queira fazer sem nenhuma Sabedoria, continuando a levar na “ponta da faca” uma política que não mais se reconhece na sua origem transformadora e portadora do gérmen regenerador. Para os seres humanos que vivem sua existência de maneira comum já é muito difícil, imagina para quem passou grande parte da vida travando grandes batalhas, e com isso adquiriu, principalmente, fama e prestígio. Essa nova decisão, depois do reboliço causado com o desejo do governador Rui Costa de concorrer a uma vaga no Senado, indica que existe alguma Sabedoria, com “S” maiúsculo, na iniciativa do ex-governador.

Parece que outros elementos essenciais adentraram ao plano mental de Wagner, que vão além do anterior: mais focado na vontade de manter coeso o grupo político que governa a Bahia há 16 anos, na vontade de ganhar mais um pleito, de mostrar para Rui quem, de fato, ainda manda ou de querer se vingar da sua criatura e etc.

O fato é que um reboliço desse tamanho não tem como não revolver camadas mentais que estavam aparentemente acomodadas e que, de repente, vêm à tona e passam para o andar de cima. Nessa situação não tem como Wagner também não enxergar sua parcela de responsabilidade em todo esse imbróglio, quando lá atrás tirou a candidatura de Rui da manga de sua camisa e a impôs ao seu partido e aos partidos da aliança.

Aqui eu gostaria de abrir um parêntese para tentar ligar eventos que aparentemente não possuem correspondências, mas, acredito, como afirma Milton Munitz, que a “existência solta não existe, o não ligado não existe”. Se a ideia de Projeto, de apostar no futuro, já estava fortemente colocada em xeque, imagina agora depois desses novos fenômenos aterradores: depois das graves tragédias provocadas pela crise climática, pela primeira pandemia do século 21, pelas bombas que caem sobre as cabeças do povo ucraniano e pela ameaça apocalíptica vinda de um Novo Monstro Nazista, vindo agora de Moscou, e que fala em cuspir de dentro das suas cavernosas entranhas seu artefato nuclear em todo o planeta.

Ressalte-se ainda, com o agravante das imagens grotescas chegando nas nossas cabeças em tempo real, uma espécie de “bomba cibernética”, que causa enormes impactos negativos na saúde mental da população do planeta. Um novo mundo tem de surgir de todos esses escombros do atual mundo em franca decadência, para que a esperança em um futuro bom e radioso ganhe mais uma vez a mente e os corações da maioria dos seres humanos. Diante dessa nova realidade emergente, continuar a exercer o papel de um cacique político, particularmente para quem não possui aspirações autocráticas, significa suportar uma carga pesada nas costas, difícil para um político que já avançou a casa dos 70 anos, por mais tarimbado e forte que seja.

Na época de ACM era muito mais fácil: bastava mandar um telegrama para os prefeitos, ameaçando-os caso surgisse algum voto para um dissidente ou um excomungado do grupo político. Pronto. Feita a maldade, ia-se para a cama com uma boa e feliz noite de sono. Não foi assim que o velho cacique fez ao destruir a carreira política de Prisco Viana?

Wagner já está por demais escolado com a maioria dos partidos e políticos atuais: “todos eles querem ser Deus, mas ninguém quer carregar sua cruz”. A cruz é carregada, na maioria das vezes, pelo próprio cacique. Difícil, não? Todo mundo quer ser candidato, mas ninguém tem dinheiro e, muitas vezes, votos suficientes para se eleger. O cacique deve bancar tudo. Convenhamos que esse cenário é muito perigoso hoje em dia! Significa que, no mundo que emerge de todo esse caos, exercer o caciquismo ficou muito mais difícil e perigoso, mesmo em países periféricos ou rincões no fim do mundo. Se no mundo do Rei Lear, Shakespeare afirma que “os loucos guiam os cegos”, no mundo atual só sendo extremamente louco, a la Putin et caterva, para guiar cegos. Nesse caso, também é verdadeiro que no mundo atual, com maior educação, cada vez há menos cegos querendo se acorrentar a políticos e religiosos loucos.

Por tudo isso e por sua larga experiência nesse tipo de política, Wagner, a essa altura do campeonato, já é conhecedor, ou talvez já sinta, perceba, que o projeto que comanda na Bahia precisa ser reinventado, precisa de um novo modelo de exercício da Política, do Governo e do Poder. Reinvenção que deve ser realizada sem aquela velha ladainha de “trocar os pneus com o carro andando”. Wagner sabe que essa tentativa pode levar mais rapidamente ao desastre. É preciso parar o carro para trocar pneus, motor, fazer chaparia e transformar a parte elétrica em eletrônica, o que requer um novo software.

O atual presidente da Ucrânia demonstra ao mundo como é importante dominar pessoalmente dispositivos tecnológicos para se exercitar o Poder atual; em seu caso, um simples celular. Quem não atualizar seus “Exércitos de Brancaleone” estará frito. Terá fôlego curto, muitas trapalhadas e grandes dores de cabeça!

Wagner, no mínimo, já intui que no seu entorno não existe mais “projeto coletivo”, como também nunca existiu nos entornos de ACM Neto e da extrema-direita bolsonarista. O que sobrevive dos destroços são subjetividades quase que particularizadas e buscas pessoais de manutenção de poderes. A maioria dos deputados e partidos que agora clamam por sua candidatura o chama de “meu irmão”, “meu líder”, meu isso, meu aquilo, estão muito mais agindo em função de garantir a renovação dos seus mandatos e dos seus quinhões de poder. Eles calculam que a candidatura do ex-governador tem potencial para arrastar mais deputados. Portanto, pouco tem a ver com uma consciência para conquistar um novo patamar civilizatório na Bahia e na política baiana. Wagner também sabe disso.

Ele tem consciência do sacrifício que terá de fazer para carregar essa turma toda nas costas. Vai se arriscar, mais uma vez, a essa altura da vida e com os rabos que ainda tem para resolver, tanto na Justiça quanto na sua biografia, que vai ficar para a História. Sem o apoio de Rui, ele será o principal responsável para conseguir grana e espaço político para essa turma toda se eleger, sem garantias de que não está “criando cobras para depois lhe morder”.

Wagner não quer e, para a continuidade da luta, tem ciência de que não pode passar para a História no mesmo rol dos piores políticos tradicionais da Bahia. Entretanto, manter essa carga que querem jogar nas suas costas, não refletir sobre os passos trilhados até aqui é o caminho mais curto para chegar onde sua atualizada consciência política lhe diz que não deve chegar.

Rui, por outro lado, age de forma mais instintiva. Independentemente da posição que venha a ocupar, sabe que já sofreu uma forte derrota e uma desmoralização inédita, no campo esquerda, impostas por seu próprio partido. O PT resolveu expurgar Rui Costa de suas fileiras, e ele tem ciência de que não terá mais vida fácil e reconhecimento no PT da Bahia.

Em uma movimentação também inédita, quase todas as correntes do partido, em função das insuficiências de ordem política do governador, conseguiram um tom consensual na proposta de cancelá-lo, praticamente sem necessidade de disputa interna. Rui é tido como um traidor, político egoísta que só pensa em si, não está fazendo por Wagner o que este fez por ele lá atrás, e, apesar dos índices de aprovação do seu governo, é vendido para dentro como um governante débil, neoliberal, destruidor do meio ambiente, exterminador da juventude negra, além de um péssimo articulador e comandante político.

Para o PT e aliados, seu maior desastre foi sacar a Major Denice da manga do colete e, assim, contrariando a tudo e a todos, entregar de mãos beijadas a administração de Salvador para ACM Neto. A situação política de Rui está mais complicada do que a de Wagner, mas, acredito, ele já não aposta um vintém no projeto coletivo petista e da atual “esquerda baiana”. A candidatura da major já deve ter sido reflexo dessa desconfiança que ele adquiriu em relação às hostes partidárias. Depois de experimentar um naco de poder e ver como máscaras caem e homens e mulheres se revelam, provavelmente emplacou Denice para não entregar uma fatia de poder para as tais “cobras” que podiam lhe morder mais na frente.

Qualquer pessoa pode pensar diferente e de modo contrário a essa minha reflexão, tem todo o direito e é até bom que pense: quanto mais luz sobre o fenômeno, melhor. Porém, creio que a administração do poder é uma ciência que deve ser estudada o tempo todo e não pode ficar restrita às tradicionais “análises de conjuntura”, “tática e estratégia” e “correlações de forças”, análises restritas à dimensão meramente eleitoral, pois os partidos da “esquerda” se tornaram, exclusivamente, máquinas eleitorais, iguais a todos os outros. Por isso, o padrão mental de análise é baseado apenas no poder eleitoral e institucional, com vistas apenas a determinar quais são as alianças necessárias à “vitória”. Para os desafios atuais, tudo isso ainda é muito simplista e pobre de cognição.

Voltando aos protagonistas, vejo que Rui ainda controla o governo, e se quiser pode responder a toda essa investida contra sua imagem e sua carreira política. Percebo que se a guerra contra ele aumentar, pode desistir de ser candidato, permanecer no governo e tratar a pão e água seus atuais e possíveis “inimigos políticos”, inviabilizando várias carreiras políticas. Pode ainda sair do comando do governo, com um acordo de partilha com Leão, que vai substituí-lo, visando garantir condições materiais e peso político-eleitoral em uma possível candidatura sua, a deputado federal, e em candidaturas da sua mais estrita confiança.

Depois de eleitos, podem organizar uma nova força política, capaz de sobreviver e vencer os desafios que começou a enfrentar antes mesmo de deixar o governo. Ou seja, Rui ainda tem fôlego político e um leque de opções para enfrentar toda essa onda de desmoralização que, repito, vem principalmente do seu próprio partido. Os outros apitam pouco, vivem das migalhas que caem das mesas de negociatas.

Talvez Rui não tenha dado o que os políticos e os partidos tradicionais normalmente querem de um governante, comandante, cacique político: espaço e cargos no governo, dinheiro para compromissos e campanhas e também contratos nas mais diversas áreas do governo que rendam poder e lucros.

Nesse aspecto, tudo indica que alguma Sabedoria também chegou na “cachola” de Rui. Ele parece ter priorizado outros investimentos e, talvez, “essa falta de traquejo político”, como afirmam os prejudicados, seja o principal motivo da atual tentativa de colocá-lo no ostracismo e em estado de desgraça pessoal e política.

Nesse manejo Rui também é diferente de Wagner, e graças a essa sua personalidade política, não possui tantos rabos a desfazer quanto este último. Os escândalos que vieram à tona no seu governo, compra dos respiradores e envolvimento de sua Secretaria de Segurança com a máfia das terras no Oeste, junto com o falso cônsul e a banda podre do Tribunal de Justiça da Bahia, talvez não lhe tragam tantas dores de cabeça e possíveis punições.

Nesse momento, o PT também articula sua  “revolta”, mas, como já afirmei anteriormente, quase todos nessa trincheira estão em busca do “Grande Pai” que passe a mão pela cabeça das suas insuficiências. Vamos ver o tamanho da sua força, aparelhada contra o governador. Pelo menos na Bahia nunca foi assim. O PT sempre foi um partido rendido aos ditames do governo de plantão. Será que agora vai ser diferente?

Colocar novas regras de surpresa e no final da partida, nem o VAR resolve. Vai para o tapetão, na certa!

Por fim, quero afirmar que essa maneira de reflexão, esse método, não busca diminuir as responsabilidades dos comandantes políticos. Nesse caso, Rui e Wagner, muito pelo contrário, são os principais responsáveis pelo descarrilamento, pois há muito tempo são os maquinistas do trem.

O tabuleiro está posto. Só nos resta aguardar as novas jogadas e, como na guerra, as movimentações de armas!

A política como continuação da guerra, por Edson Miranda

Edson Miranda Borges é jornalista e mestre em Comunicação e Culturas Contemporâneas.

*Este espaço é plural e tem o objetivo de garantir a difusão de ideias e pensamentos. Os artigos publicados neste ambiente buscam fomentar a liberdade de expressão e livre manifestação do autor(a), no entanto, não necessariamente representam a opinião do Destaque1.

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.
Contribuir com jornalismo profissional e autêntico é um exercício de cidadania. Colabore com o jornalismo que apura e busca a verdade. Apoie o Destaque1 e ajude a manter a integridade da linha editorial do portal. Contribua com o valor que desejar. Chave Pix CNPJ: 13.791.382/0001-60. Good Comunicação Ltda, destaque1.com, compromisso com a verdade.
Publicidade
destaque-1-lateral
Brioh
ÓTICAS DESIGN
Marine
Contan
Ativa
Destaque1
Após saída do Atlético de Alagoinhas, atacante Hítalo se apresenta ao Vitória
Esporte 26 de maio às 12:31

Após saída do Atlético de Alagoinhas, atacante Hítalo se apresenta ao Vitória

Foragido da justiça por tráfico de drogas é capturado através de reconhecimento facial
Lauro de Freitas 26 de maio às 12:29

Foragido da justiça por tráfico de drogas é capturado através de reconhecimento facial

‘Top Gun: Maverick’ chega ao Cinemark Camaçari nesta quinta-feira
Cultura e Entretenimento 26 de maio às 11:55

‘Top Gun: Maverick’ chega ao Cinemark Camaçari nesta quinta-feira

Cristiane Bacelar defende castração química de pedófilos durante audiência pública na Câmara de Camaçari
Política 26 de maio às 11:35

Cristiane Bacelar defende castração química de pedófilos durante audiência pública na Câmara de Camaçari

Programação diversificada marca o IV Fórum Internacional Mês da África em Camaçari
Educação 26 de maio às 11:33

Programação diversificada marca o IV Fórum Internacional Mês da África em Camaçari

Homem é preso com maconha escondida em mochila de bebê
Salvador 26 de maio às 11:22

Homem é preso com maconha escondida em mochila de bebê

Dewson Fernando Freitas apita duelo entre Campinense e Vitória
Esporte 26 de maio às 10:44

Dewson Fernando Freitas apita duelo entre Campinense e Vitória

Risco de fome ameaça 36% das famílias brasileiras, aponta pesquisa
Últimas 26 de maio às 10:30

Risco de fome ameaça 36% das famílias brasileiras, aponta pesquisa

Confira vagas de emprego e estágio do Simm em Salvador e Simões Filho
Emprego 26 de maio às 9:55

Confira vagas de emprego e estágio do Simm em Salvador e Simões Filho

Práticas de saúde serão ofertadas gratuitamente no Horto Florestal nesta sexta-feira
Saúde 26 de maio às 9:50

Práticas de saúde serão ofertadas gratuitamente no Horto Florestal nesta sexta-feira

SineBahia oferece vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quinta-feira
Emprego 26 de maio às 9:30

SineBahia oferece vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quinta-feira

Lateral Danilo é cortado da Seleção Brasileira
Esporte 26 de maio às 9:24

Lateral Danilo é cortado da Seleção Brasileira

Bahia não registrou nenhum óbito por Covid-19 nas últimas 24 horas
Bahia 26 de maio às 9:14

Bahia não registrou nenhum óbito por Covid-19 nas últimas 24 horas

Policiais rodoviários federais protestam em Salvador e cobram valorização do governo federal
Últimas 26 de maio às 8:59

Policiais rodoviários federais protestam em Salvador e cobram valorização do governo federal

Câmara apresentará trabalhos de revisão da Lei Orgânica Municipal em audiência
Camaçari 26 de maio às 8:33

Câmara apresentará trabalhos de revisão da Lei Orgânica Municipal em audiência

Oficina de gravura recebe inscrições até hoje; workshop gratuito acontecerá no Rio Vermelho
Cultura e Entretenimento 26 de maio às 8:15

Oficina de gravura recebe inscrições até hoje; workshop gratuito acontecerá no Rio Vermelho

Confira os locais de vacinação contra Covid-19 nesta quinta-feira em Camaçari
Saúde 26 de maio às 8:13

Confira os locais de vacinação contra Covid-19 nesta quinta-feira em Camaçari

Mais dois pontos ecológicos de entregas voluntárias são entregues à população de Camaçari
Camaçari 25 de maio às 17:14

Mais dois pontos ecológicos de entregas voluntárias são entregues à população de Camaçari

Sedes abre processo seletivo com 300 vagas em curso de qualificação profissional para MEI
Camaçari 25 de maio às 16:47

Sedes abre processo seletivo com 300 vagas em curso de qualificação profissional para MEI

Bairros da sede e orla de Camaçari recebem obras de macrodrenagem
Camaçari 25 de maio às 16:27

Bairros da sede e orla de Camaçari recebem obras de macrodrenagem

Em entrevista, Cacá Leão diz ser contra a cobrança de mensalidade em universidades públicas
Bahia 25 de maio às 16:01

Em entrevista, Cacá Leão diz ser contra a cobrança de mensalidade em universidades públicas

Sul-Americana: Ceará e Independiente decidem hoje quem avança para as oitavas de final
Esporte 25 de maio às 15:58

Sul-Americana: Ceará e Independiente decidem hoje quem avança para as oitavas de final

Novo espaço de eventos, Armazém Convention apresenta estrutura inovadora em Lauro de Freitas
Vídeos 25 de maio às 15:54

Novo espaço de eventos, Armazém Convention apresenta estrutura inovadora em Lauro de Freitas

Sesau cria rodízio da vacina BCG devido à limitação do imunizante nas unidades de saúde
Camaçari 25 de maio às 15:46

Sesau cria rodízio da vacina BCG devido à limitação do imunizante nas unidades de saúde

BCS oferece 84 vagas para curso de informática gratuito em Camaçari
Camaçari 25 de maio às 15:33

BCS oferece 84 vagas para curso de informática gratuito em Camaçari

Em encontro com Elinaldo e ACM Neto, Elias Natan declara apoio a Manuel Rocha para deputado estadual
Política 25 de maio às 15:09

Em encontro com Elinaldo e ACM Neto, Elias Natan declara apoio a Manuel Rocha para deputado estadual

Semu e Sejuv firmam parceria em busca de gestão esportiva e políticas públicas femininas
Esporte 25 de maio às 14:56

Semu e Sejuv firmam parceria em busca de gestão esportiva e políticas públicas femininas

Zagueiro Alan Santos sofre trauma no joelho e desfalca Vitória em duelo contra Campinense
Esporte 25 de maio às 14:05

Zagueiro Alan Santos sofre trauma no joelho e desfalca Vitória em duelo contra Campinense

Jovens promovem intervenção artística no Boulevard Shopping Camaçari
Cultura e Entretenimento 25 de maio às 12:02

Jovens promovem intervenção artística no Boulevard Shopping Camaçari

Funceb abre inscrições para bandas filarmônicas participarem do Festival Dois de Julho
Cultura e Entretenimento 25 de maio às 11:37

Funceb abre inscrições para bandas filarmônicas participarem do Festival Dois de Julho

PM desmonta laboratório de drogas em Lauro de Freitas
Segurança24 de maio às 15:38

PM desmonta laboratório de drogas em Lauro de Freitas

Rui diz que negociação para atrair nova montadora de veículos para Camaçari está avançada
Política25 de maio às 9:21

Rui diz que negociação para atrair nova montadora de veículos para Camaçari está avançada

Adolescente de 17 anos é apreendido após roubar três carros em Simões Filho
Segurança25 de maio às 10:12

Adolescente de 17 anos é apreendido após roubar três carros em Simões Filho

Justiça libera participação de Jerônimo em eventos oficiais com Rui Costa
Política24 de maio às 14:32

Justiça libera participação de Jerônimo em eventos oficiais com Rui Costa

Sedes abre hoje inscrições para cursos de qualificação profissional na sede e orla de Camaçari
Educação25 de maio às 9:49

Sedes abre hoje inscrições para cursos de qualificação profissional na sede e orla de Camaçari

Veja as vagas de emprego e estágio do Simm para esta quarta-feira em Salvador
Emprego25 de maio às 10:30

Veja as vagas de emprego e estágio do Simm para esta quarta-feira em Salvador

Câmara aprova em segundo turno PL que cria política de incentivo ao aprendizado de Libras
Política24 de maio às 16:59

Câmara aprova em segundo turno PL que cria política de incentivo ao aprendizado de Libras

Após fala de Geraldo Júnior, Júnior Borges reforça apoio a ACM Neto
Política25 de maio às 9:36

Após fala de Geraldo Júnior, Júnior Borges reforça apoio a ACM Neto

Cinemark Camaçari recebe pré-estreia do filme 'Top Gun: Maverick'
Cultura e Entretenimento24 de maio às 14:40

Cinemark Camaçari recebe pré-estreia do filme ‘Top Gun: Maverick’

Manuel Rocha, o estadual de Elinaldo
Política24 de maio às 21:09

Manuel Rocha, o estadual de Elinaldo

“Nunca fiz política falando mal de ninguém”, dispara Cacá Leão
Política24 de maio às 14:56

“Nunca fiz política falando mal de ninguém”, dispara Cacá Leão

Operação policial ampliará patrulhamento em Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho
Segurança24 de maio às 15:26

Operação policial ampliará patrulhamento em Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho

Live coloca em debate enfrentamento ao racismo nesta sexta-feira
Salvador24 de maio às 16:45

Live coloca em debate enfrentamento ao racismo nesta sexta-feira

Elinaldo recebe Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor pelo projeto Hub de Negócios
Camaçari25 de maio às 10:20

Elinaldo recebe Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor pelo projeto Hub de Negócios

Salvador terá ultramaratona em comemoração ao bicentenário da Independência da Bahia
Esporte24 de maio às 16:08

Salvador terá ultramaratona em comemoração ao bicentenário da Independência da Bahia

Operação Caminhos da Escola: STT e PRF realizam palestras sobre trânsito em colégios municipais
Camaçari24 de maio às 16:30

Operação Caminhos da Escola: STT e PRF realizam palestras sobre trânsito em colégios municipais

PMs encontram 184 tabletes de pasta-base de cocaína avaliados em R$ 4,6 milhões escondidos em piso falso
Segurança25 de maio às 11:17

PMs encontram 184 tabletes de pasta-base de cocaína avaliados em R$ 4,6 milhões escondidos em piso falso

Dilson Magalhães Jr. e Iago Santos debatem Lei Orgânica Municipal
Camaçari24 de maio às 14:28

Dilson Magalhães Jr. e Iago Santos debatem Lei Orgânica Municipal

Em encontro do Sicomércio, Ivoneide Caetano promete ser a voz das empreendedoras na Câmara dos Deputados
Política24 de maio às 15:08

Em encontro do Sicomércio, Ivoneide Caetano promete ser a voz das empreendedoras na Câmara dos Deputados

Camaçari segue com vacinação contra Covid-19 nesta quarta-feira
Saúde25 de maio às 8:26

Camaçari segue com vacinação contra Covid-19 nesta quarta-feira

Prefeitos do PP declaram apoio à pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues
Política24 de maio às 16:37

Prefeitos do PP declaram apoio à pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues

ACM Neto afirma que vai afastar politização da agricultura e fortalecer Adab
Política24 de maio às 16:49

ACM Neto afirma que vai afastar politização da agricultura e fortalecer Adab

Apesar de queda em habitação, alimentos e transportes puxam IPCA-15 de maio para cima na RMS
Economia24 de maio às 14:49

Apesar de queda em habitação, alimentos e transportes puxam IPCA-15 de maio para cima na RMS

Eleições 2022: Hélder Almeida será coordenador de campanha de Manuel Rocha em Camaçari
Política25 de maio às 8:49

Eleições 2022: Hélder Almeida será coordenador de campanha de Manuel Rocha em Camaçari

Sesau cria rodízio da vacina BCG devido à limitação do imunizante nas unidades de saúde
Camaçari25 de maio às 15:46

Sesau cria rodízio da vacina BCG devido à limitação do imunizante nas unidades de saúde

Câmara apresentará trabalhos de revisão da Lei Orgânica Municipal em audiência
Camaçari26 de maio às 8:33

Câmara apresentará trabalhos de revisão da Lei Orgânica Municipal em audiência

Limpec fecha parceria com projeto Vale Luz da Coelba
Camaçari24 de maio às 16:18

Limpec fecha parceria com projeto Vale Luz da Coelba

Prévia da inflação na RMS acelera para 1,15% em maio e é a segunda mais alta do país
Economia24 de maio às 14:26

Prévia da inflação na RMS acelera para 1,15% em maio e é a segunda mais alta do país

Em entrevista, Cacá Leão diz ser contra a cobrança de mensalidade em universidades públicas
Bahia25 de maio às 16:01

Em entrevista, Cacá Leão diz ser contra a cobrança de mensalidade em universidades públicas

Funceb abre inscrições para bandas filarmônicas participarem do Festival Dois de Julho
Cultura e Entretenimento25 de maio às 11:37

Funceb abre inscrições para bandas filarmônicas participarem do Festival Dois de Julho

error: Alerta: para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.