De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a partir de dezembro deste ano, a emergência do Hospital Geral de Camaçari (HGC) será 100% referenciada, ou seja, atenderá apenas pacientes regulados pelo Samu ou pela Central Estadual a partir de outros hospitais e UPAs. Demandas que não representam risco de morte devem buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Reforma
A reforma do Hospital Geral de Camaçari (HGC) tem conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2021. Responsável pela pasta, o secretário Fábio Vilas-Boas inspecionou a unidade na manhã desta quinta-feira (5) e o avanço das intervenções, que já ultrapassa os 90%, encontra-se em fase de finalização.

Foto: Sesab
O secretário explica que o HGC é referência para moradores de 25 municípios baianos e passa por uma ampla intervenção estrutural.
“O governador Rui Costa tem investido no fortalecimento da assistência hospitalar em toda a Bahia e aqui em Camaçari não é diferente. São mais de R$ 9 milhões aplicados na reforma, ampliação e modernização de enfermarias, UTIs, centro cirúrgico, centro de recuperação pós-anestésica, emergência adulta e internação pediátrica”, afirma Vilas-Boas.

Foto: Sesab
A requalificação ainda inclui a climatização, revisão do sistema de gases, revestimento dos pisos com manta vinílica, recuperação das instalações hidráulica e elétrica, substituição do telhado e impermeabilização das lajes. Segundo a diretora geral do HGC, Maria Moleiro Alves, “após a conclusão das intervenções, a unidade ganhará 30 novos leitos. Construído há 34 anos, o HGC jamais havia passado por uma reforma de grande porte como essa”, afirma a diretora.