Artigo
A intolerância que destrói o nosso futebol, por Fabio Sena
Todos nós, cidadãos de bem, devemos ser agentes dessa mudança que tanto queremos, em busca de respeito e empatia.

Publicado
em
Por
Fabio Sena
Neste fim de semana. os resultados positivos da dupla BA-VI foram jogados para escanteio devido à intolerância provocada por um grupo de torcedores do Vitória momentos antes do jogo contra o Paysandu.
O comentário dos últimos dias deveria ser focado nos excelentes resultados das equipes baianas. No entanto, quero pedir licença e desculpa ao meu leitor, pois não posso deixar de usar este espaço para demonstrar minha revolta pelas cenas que ocorreram nos arredores do Estádio Manoel Barradas, no último domingo (17).
Um motociclista passou por um grupo de torcedores do Vitória e foi barbaramente atacado por dezenas de membros de uma torcida organizada. A priori, as imagens supõem que o motociclista foi confundido com um membro de uma torcida organizada do Bahia, mas as investigações ainda devem confirmar essa hipótese. Independentemente do caminhar das investigações, contudo, é preciso registrar que as imagens mostram uma cena de barbárie e covardia.
A cena em questão é reflexo de uma sociedade doente, que não respeita o direito do outro de ser contrário às suas escolhas, sejam elas a respeito de time, religião, orientação sexual ou política, entre outros. O já falecido professor Eneas Carneiro certa vez disse que “o ser humano é um universo em miniatura”, e, dessa forma, somos donos do nosso universo e responsáveis por nossas escolhas.
No meio da semana também houve confrontos entre torcedores no jogo entre Flamengo e Atlético-MG. O ódio e a intolerância levam a barbárie nos dois episódios. O esporte tem como uma das suas funções básicas fazer amigos, e amigos podem estar em lados opostos no campo, mas jamais como inimigos na vida.
É necessário que casos como esses não passem impunes, para que sirvam de exemplo. Além disso, todos nós, cidadãos de bem, devemos ser agentes dessa mudança que tanto queremos, em busca de respeito e empatia com o nosso semelhante.
Fabio Sena é administrador de empresas com pós-graduação em Gestão da Produção. Camaçariense com muito orgulho e fanático por futebol. @equipegolfc
*Este espaço é plural e tem o objetivo de garantir a difusão de ideias e pensamentos. Os artigos publicados neste ambiente buscam fomentar a liberdade de expressão e livre manifestação do autor(a), no entanto, não necessariamente representam a opinião do Destaque1.
Leia Também
-
Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística consolida força esportiva de Lauro de Freitas
-
Em busca da primeira vitória, Camaçari recebe lanterna Vera Cruz pelo Campeonato Intermunicipal
-
Futebol domina a agenda esportiva deste fim de semana na sede e orla de Camaçari
-
O autoritarismo que cala a voz da torcida tricolor, por Hyago Cerqueira
-
Valendo classificação antecipada, Vitória recebe Grêmio pelo Brasileirão de Aspirantes nesta quinta-feira
-
Meio-campista Eduardo desfalca Vitória no jogo contra Mirassol

Parcela de agosto do Auxílio Brasil de R$ 600 começa a ser paga nesta terça-feira

Vacinação contra Covid-19 continua para todos os públicos nesta terça-feira em Camaçari

Confira lista das vagas de emprego do Simm para esta terça-feira em Salvador

SineBahia oferece vagas de emprego e estágio para Salvador, Lauro de Freitas e Mata de São João

Memorial Beatriz Barreto de Matos é inaugurado em Camaçari

Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística consolida força esportiva de Lauro de Freitas

Parceria entre Acelen e Senai abre vagas para cursos gratuitos de manutenção industrial

Câmara estende prazo para inscrição de concurso após problemas técnicos no portal da organizadora do processo

Em busca da primeira vitória, Camaçari recebe lanterna Vera Cruz pelo Campeonato Intermunicipal

Brasil tem mais de 31 mil denúncias de violência doméstica ou familiar contra mulheres até julho de 2022

No Polo Industrial, Ivoneide diz que lutará pela revogação das reformas nas leis trabalhista e previdenciária

Festival de Artes Marciais continua até este domingo em shopping de Salvador

Com casa cheia, Câmara de Camaçari retoma trabalhos legislativos do segundo semestre nesta terça-feira

Obra de requalificação do Centro Cultural de Barra do Pojuca é concluída

Zé Ronaldo anunciará destino político em evento nesta quarta-feira

Sesau no Seu Bairro atenderá comunidade de Coqueiro de Arembepe e região no sábado

Sedur promove Oficina de Planejamento Participativo sobre o Parque das Dunas com oferta de 25 vagas

Bon Odori: 14ª edição do Festival de Cultura Japonesa acontece este mês em Salvador

Campeonato Baiano de Karatê acontece em setembro em Lauro de Freitas

Em dois dias, Unidade Móvel da Defensoria Pública reforça atendimento em Lauro de Freitas

Projeto Cras na Comunidade chega à localidade de Cancelas na quinta-feira

Polícia encontra câmera escondida instalada em poste no bairro de Periperi

Memorial Beatriz Barreto de Matos é inaugurado em Camaçari

“Vai ser resultado do meu trabalho, e tenho certeza que os baianos vão me reconduzir à Casa”, crava Júnior Muniz
