Brasil
Microempreendedor individual tem até o fim do mês para pagar dívidas
Para evitar cobrança na Justiça, o MEI pode pagar ou parcelar débitos até o dia 31 de agosto.

Publicado
em
Por
Agência Brasil
Os microempreendedores individuais (MEI) que estão devendo impostos poderão regularizar suas dívidas até o final de agosto. A situação pode ser resolvida pelo pagamento dos débitos, utilizando o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), ou parcelamento, que deve ser feito até o dia 31 de agosto de 2021, informa a Receita Federal.
A Receita lembra ainda que tanto a emissão do DAS para pagamento quanto a realização do parcelamento podem ser efetuadas diretamente no Portal do Simples Nacional. O DAS também pode ser emitido pelo App MEI, disponível para celulares Android ou iOS.
A partir de setembro, a Receita Federal encaminhará os débitos apurados nas Declarações Anuais Simplificadas para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) não regularizado para inscrição em Dívida Ativa. Essa dívida será cobrada na Justiça com juros e outros encargos previstos em lei, alerta o Fisco.
Com a inscrição em dívida ativa, o MEI deixa de ser segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tem o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) cancelado, é excluído dos regimes Simples Nacional e Simei pela Receita Federal, estados e municípios e tem dificuldade na obtenção de financiamentos e empréstimos.
Se o microempreendedor não realizar sua situação, o registro da dívida previdenciária (INSS) e demais tributos federais serão encaminhados à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para inscrição em Dívida Ativa da União, com acréscimo de 20% a título de encargos. A dívida relativa a Imposto Sobre Serviços (ISS) e/ou Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) será transferida ao município ou ao estado, conforme o caso, para inscrição em Dívida Ativa municipal e/ou estadual, com acréscimo de encargos de acordo com a legislação de cada ente da federação.
Os débitos em cobrança podem ser consultados no PGMEI, com certificado digital ou código de acesso, na opção “Consulta Extrato/Pendências > Consulta Pendências no Simei”. Essa opção também permite a geração do DAS para pagamento.
A Receita lembra que, após a inscrição em Dívida Ativa, o recolhimento do débito de INSS deverá ser feito em DAS DAU (documento específico para Dívida Ativa da União), enquanto o de ISS e ICMS diretamente em guia próprio do município ou estado responsável pelo tributo.
Leia Também
-
Camaçari: seis bancos passam a receber boletos da prefeitura a partir desta sexta-feira
-
Receita paga hoje restituições do segundo lote do IR 2022
-
Declaração anual de faturamento de MEI pode ser feita até quinta-feira
-
Governo paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 7
-
Veículos com finais de placa 7 e 8 têm desconto no IPVA até o fim de junho
-
Caixa paga parcela de junho do Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 3

“É uma vitória para a cultura brasileira”, diz Cacá Leão ao comemorar derrubada de vetos presidenciais

Camaçari mantém vacinação com as quatro doses contra Covid-19 nesta quarta-feira

“É uma luta que vencemos por conta de uma forte mobilização”, afirma Lídice sobre derrubada de vetos às leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo

Neném de Dadinho é reeleito presidente da Câmara de Mata de São João

Ao lado de outros prefeitos baianos, Elinaldo participa de entrega de parecer da PEC 14/2022 à Câmara dos Deputados

“Não quero politicagem, quero justiça”, dispara Professora Angélica sobre acusações contra Dentinho

APLB Dias d’Ávila cobra investigação do desabamento do telhado de escola municipal

Anna Catarina, Colher de Pau e Carlos Roger integram programação do São Pedro neste fim de semana

Diretório do PT Camaçari emite nota sobre acusações de assédio moral e racismo envolvendo Dentinho

Procon-BA inicia operação para acompanhar preços em postos de combustíveis após redução do ICMS

Danilo Santiago apresenta novo show no Boulevard Shopping Camaçari

Feira de Jauá funciona em novo local a partir deste sábado

Assista: vídeo mostra discussão entre Professora Angélica e Dentinho do Sindicato

Dão e Denise Correia são as atrações da edição especial do Culinária Musical deste domingo

Telão cai durante inauguração em escola, atinge João Gualberto e outras quatro pessoas

Sedap e Seduc iniciam projeto de hortas escolares na rede pública municipal de Camaçari

Câmara diz que acusações da Professora Angélica serão analisadas para possível abertura de processo disciplinar contra Dentinho

Em nota, Dentinho afirma que acusações da Professora Angélica têm caráter ‘politiqueiro’

Em Brasília, Elinaldo discute operação de crédito para investimentos em saúde e infraestrutura

Seleção Masculina de Vôlei vence a Alemanha na Liga das Nações

Ao lado de outros prefeitos baianos, Elinaldo participa de entrega de parecer da PEC 14/2022 à Câmara dos Deputados

Neném de Dadinho é reeleito presidente da Câmara de Mata de São João

Seleção feminina desembarca na Colômbia para disputar Copa América

“É uma vitória para a cultura brasileira”, diz Cacá Leão ao comemorar derrubada de vetos presidenciais
