Professoras da rede pública de Camaçari lançam livro infantil sobre a história da cidade

 

A história de Camaçari, município que completou 260 anos em 2018, com um enredo voltado para crianças. Assim é o livro infantil “Celebrando Camaçari”, de autoria das professoras da rede pública municipal Ana Carla Gomes e Alexandra Persil.

A obra será lançada na próxima quarta-feira, 14 de novembro, às 17h, no piso L1 do Boulevard Shopping Camaçari. Essa é a estreia das autoras no mundo literário e a segunda publicação voltada para crianças que conta a história do município, o outro título é da professora e historiadora Sandra Parente, lançado em 2011, “Camaçari em Quadrinhos”.

Resultado de dois anos de pesquisa, o trabalho surgiu da necessidade de estabelecer um diálogo com as crianças sobre o legado da cidade e transmitir a mensagem de cuidar do que é seu, de “instituir a cultura do amor por Camaçari”.

“A gente é professora da rede e sempre que tinham essas celebrações, a gente tinha uma dificuldade imensa de estabelecer esse diálogo sobre a cidade com a criança. Só tem um livro escrito sobre Camaçari que é da professora Sandra [Parente] e ele não conseguia dialogar com criança porque ele foi feito para adultos e a partir dessa necessidade, eu e a professora Alexandra Persil sentamos, num trabalho de dois anos de pesquisa separando fatos históricos da nossa cidade, para contar para nossas crianças de um modo lúdico, leve. Porque se a criança, ela conhecer, a gente entende que ela vai cuidar e consequentemente ela vai amar mais a cidade”, conta Ana Carla.

E para que essa relação desse certo, antes do livro ser finalizado as autoras fizeram escuta com 40 crianças que interviram e deram opiniões sobre a obra indicada para crianças a partir dos 3 anos.

Foto: Camila São José

O livro, organizado pela Mestre em Educação Cláudia Opa, ilustrado pelo artista plástico Fábio Haendel e publicado pela Cogito Editora, conta a história, memória e cultura da cidade para crianças passando pela Catedral São Thomaz de Cantuária, o Boi Mirim de Parafuso, a Radial A, Vila de Abrantes, o Polo Industrial, a linha do trem, o Rio Camaçari e a Cidade do Saber, e por fim falando da árvore que deu nome à cidade: Camassary.

A narrativa traz como personagem principal a pequena Manali, que a partir da sua curiosidade e discussões promovidas em sala de aula, conta para sua avó Júlia suas aprendizagens sobre a cidade e a sua participação no desfile do 28 de Setembro, fazendo analogias entre o presente e o passado do município.

E por que o nome Manali? Ana Carla revela que a ideia era dar uma personalidade forte à personagem e por isso, seu nome é a junção de sílabas de nomes de três heroínas da Independência da Bahia: Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa. “E o próximo livro já é sobre a escrita dessas três mulheres e Manali. Como elas se relacionam e todo o processo histórico que envolveu isso”, antecipa Ana.

O livro estará à venda na quarta-feira e no evento terá contação do “Celebrando Camaçari”.

Sobre as autoras

Alexandra Persil é natural de Salvador, mas mora em Camaçari desde o final da década de 80. É pedagoga, especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica, foi gestora da Escola Municipal Paulo Freire – Bairro Educador, formadora do Programa de Alfabetização – Pacto / PNAIC e Coordenadora Pedagógica de Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino de Camaçari. Atualmente é Educadora de Anos Iniciais na Rede Municipal de Ensino de Camaçari.

A camaçariense Ana Carla Gomes é pedagoga, especialista em Psicopedagogia Institucional, foi gestora dos Programas de Alfabetização de Jovens e Adultos: Brasil Alfabetizado e Alfabetiza Camaçari. Exerceu a função de Técnica Formadora da Educação Infantil na Secretaria de Educação de Camaçari. Compõe o Grupo de Estudos Literários Nísia Floresta e o PIPA – Primeira Infância Pesquisas e Aprofundamentos e atualmente é Educadora da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Camaçari.

Serviço

O quê: Lançamento do livro infantil “Celebrando Camaçari”

Quando: Quarta-feira, 14 de novembro, às 17h

Onde: Boulevard Shopping Camaçari

Quanto: Gratuito

Matéria atualizada em 14 de novembro de 2018, às 10h51

10 comentários em “Professoras da rede pública de Camaçari lançam livro infantil sobre a história da cidade

  • segunda-feira, 12 de novembro de 2018 em 16:37
    Permalink

    Legal!’n👏🏼👏🏼👏🏼

    Resposta
  • segunda-feira, 12 de novembro de 2018 em 17:50
    Permalink

    Obra de grande importância para a cidade. Referência histórica e identitária. Parabéns para as professoras.

    Resposta
  • segunda-feira, 12 de novembro de 2018 em 17:58
    Permalink

    Orgulho imenso de vocês, parabéns minhas amigas!

    Resposta
    • terça-feira, 13 de novembro de 2018 em 01:45
      Permalink

      Parabéns Carla e Alexandra, fico feliz por vocês, com certeza esse livro será de grande valia pra todos nós.

      Resposta
  • segunda-feira, 12 de novembro de 2018 em 19:27
    Permalink

    Agora nossas crianças terão de forma lúdica uma linda maneira de conhecer Camaçari.
    Parabéns Carlinha e Xandra!

    Resposta
  • segunda-feira, 12 de novembro de 2018 em 19:37
    Permalink

    Obra que servirá de grande pesquisa
    Parabéns amigas pelo sucesso.

    Resposta
  • segunda-feira, 12 de novembro de 2018 em 20:31
    Permalink

    Que idéia mais que legal.
    Realmente sentíamos falta de um livro voltado para crianças e que contasse a história de Camaçari.
    Ainda não li mas sei que vou virar fã…

    Resposta
  • segunda-feira, 12 de novembro de 2018 em 22:39
    Permalink

    Parabéns

    Resposta
  • terça-feira, 13 de novembro de 2018 em 20:37
    Permalink

    Parabéns queridas!!! Estou muito emocionada!! Admiro muito vocês. Que presente maravilhoso, para nossas crianças. Estarei lá. Beijo!

    Resposta
  • terça-feira, 13 de novembro de 2018 em 21:16
    Permalink

    Que maravilha!
    Parabéns pelo trabalho lindo professoras!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.