Mais de 360 mil veículos devem passar pela BA-099 neste final de ano

Os festejos de final de ano começam na próxima semana e nesse período de feriado prolongado, mais de 368 mil veículos devem passar pela Estrada do Coco (BA-099) até o dia 2 de janeiro de 2019.

De hoje (21) até a quarta-feira (26) mais de 155 mil veículos devem passar pela rodovia. De acordo com a administradora do trecho, a Concessionária Litoral Norte (CLN), uma operação será iniciada nesta sexta-feira voltada para o período das festas de fim de ano. Hoje, por exemplo, o tráfego deve estar mais intenso no sentido Litoral Norte. Já no sentido Salvador, o maior fluxo acontece na quarta-feira (26), com horário de pico entre 16h e 17h.

A CLN trabalhará em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que aumentará o seu efetivo em 30% no trecho. Os policiais atuarão com radares móveis ao longo da Estrada do Coco, além dos bafômetros.

Especificamente no período do Ano Novo, entre os dias 28 de dezembro e 2 de janeiro, o movimento deve ser ainda maior. São esperados mais de 213 mil veículos transitando pela BA-099.

Nos últimos dias do ano, a busca pelas festas e pelo clima praiano do Litoral Norte deve acontecer com maior fluxo no dia 28, segundo informações da CLN, com horário de pico das 10h às 12h e das 15h às 18h. Já nos primeiros dias de 2019, o tráfego aumenta ainda mais no dia 2 de janeiro, com horário de pico das 15h até às 22h, no sentido Salvador.

Cuidados

A CLN recomenda que o motorista faça a manutenção preventiva do seu carro e que confira o estado de pneus (inclusive o reserva), cinto de segurança, faróis, luz de freio e pisca alerta. É recomendável também que sejam verificados óleo, amortecedores, extintor e se no carro há triângulo, macaco e chave de roda em condições de uso.

De acordo com a portaria de n° 135/17 da Superintendência de Transportes da Bahia (SIT), é vedado o tráfego de veículos com capacidade de carga superior a seis toneladas nos fins de semana e feriados, no trecho da BA-099 do Rio Joanes (Km 7,5) até a divisa da Bahia com Sergipe. A CLN recomenda que os usuários respeitem as leis de trânsito e dirijam com responsabilidade para reduzir a possibilidade de acidentes.

Via Metropolitana

Para as pessoas que voltarão do Litoral Norte, no sentido de Salvador-BA, a Via Metropolitana, com acesso localizado na altura do km 8,5 da BA 099, próxima de Catu de Abrantes, em Camaçari-BA, é uma alternativa para fugir do alto fluxo de veículos na Avenida Santos Dumont, antiga Estrada do Coco, em Lauro de Freitas.

Os usuários que pagarem a tarifa de pedágio na praça de pedágio da CLN têm até uma hora para passar pela praça de pedágio da Via Metropolitana com isenção do pedágio, mediante a apresentação do cupom fiscal. Os usuários das cabines automáticas terão a isenção automática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.