Lavagem da Fonte da Caixa resgata raízes culturais e históricas de Vila de Abrantes

Relembrar as origens e a importância da história da comunidade de Vila de Abrantes para o município de Camaçari. Com esse objetivo, a Associação Cultural e Inclusão Social (ACIS) promove a 2ª edição da Lavagem da Fonte da Caixa no dia 15 de dezembro, das 7h às 13h. A entrada é gratuita.

“Esse é um momento de restaurar nossa ancestralidade, nossas raízes”, pontua o presidente da ACIS, Marcos Anunciação. “De mostrar a cultura e história dessa comunidade de Camaçari, porque foi aqui que tudo começou”, conclui.

A festa será realizada na fonte conhecida popularmente como “Fonte do Buraquinho”, atrás do campo de futebol Tudão, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Joanes.

Logo nas primeiras horas haverá missa campal com o padre Luiz Orlando, da Paróquia do Divino Espírito Santo, limpeza e plantio de ervas com as Lavadeiras da Fonte.

Foto: Divulgação

O evento ainda terá a presença dos Quilombolas de Cordoaria, dos mestres de capoeira Grandão e The Flash, do babalorixá Tatá Marcelo, representantes de outros terreiros, de grupos de samba de roda e, também, da comunidade evangélica.

De lá, a lavagem seguirá pelo Corredor Cultural, que compreende o trecho da Fonte até a Igreja Matriz. “Todos eles [a comunidade] serão abençoados com a água da fonte”, fala Anunciação. O cortejo será puxado ao som dos atabaques, berimbaus, pandeiros e agogôs.

O presidente da associação ressalta que este é um momento de celebração à diversidade, aos direitos humanos e ao respeito pelo próximo. “É também uma marcha contra o racismo, a intolerância religiosa, contra qualquer tipo de preconceito”, frisa.

A ideia é firmar Vila de Abrantes como Centro Histórico de Camaçari, resgatando as manifestações populares do distrito e fomentando o Turismo Étnico Afro na região.

Já na Praça da Matriz, grupos culturais irão se apresentar como o de samba de roda Filhos de Oyò, Associação de Capoeira Engenho, Capoeira Símbolo da Resistência, Grupo Lavadeiras da Fonte de Abrantes, Associação Cultural Fanfarra Municipal Popular de Abrantes (Fampa) e bandas católicas e evangélicas.

Serviço

O quê: 2ª edição Lavagem da Fonte da Caixa

Quando: 15 de dezembro, das 7h às 13h

Onde: Fonte da Caixa – Vila de Abrantes

Quanto: Gratuito

*Matéria atualizada em 30 de novembro de 2018, às 12h12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.