Lauro de Freitas: município passa a ofertar profilaxia pós-exposição para o combate a AIDS e HIV

A partir de hoje (11) Lauro de Freitas passará a contar com o serviço de profilaxia pós-exposição (PEP), que integra a Campanha Viva Positivamente, ação em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS e ao mês de referência de mobilização contra a doença.

Às 13h, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, realiza cerimônia para implantação do serviço, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Itinga, onde funcionará o atendimento.

A PEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais por pessoas após contato com o vírus HIV em situações como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da mesma), acidente ocupacional (com instrumentos perfuro cortantes ou em contato direto com material biológico).

Para ter êxito, a PEP deve ser iniciada em até 72 horas após a exposição ao risco, e deve ser ministrada por 28 dias. É importante observar que a profilaxia pós-exposição não substitui o uso do preservativo.

Para o coordenador do Programa IST, HIV, AIDS, Franklin Santana, a oferta do serviço no município é de suma importância, porque possibilita acompanhar melhor esses números. Até agora os pacientes eram encaminhados para municípios próximos que já têm o serviço implantado.

Campanha Viva Positivamente

A campanha está aliada à estratégia de mobilização nacional de testagem Fique Sabendo, que enfatiza e incentiva o diagnóstico precoce do HIV, o sigilo, a confidencialidade do teste e o respeito aos direitos humanos.

As ações da campanha ocorrem até o dia 20 nas escolas, postos de saúde, unidades de pronto atendimento, clínicas especializadas, locais de acesso social como espaços públicos, comunidades habitacionais, dentre outras.

O público alvo é a população em geral, principalmente jovens que iniciam cada vez mais cedo a vida sexual e, mesmo com as informações de prevenção, não têm se protegido aumentando os números de casos no município. Atualmente Lauro de Freitas tem 444 casos de pacientes com AIDS, 195 de hepatites virais e 150 de sífilis registrados.

Os casos são acompanhados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializada da cidade, que oferece testes rápidos, tratamento e acompanhamento aos pacientes soro positivos. A unidade fica situada na Avenida Bispo Renato Cunha – Centro, telefone 3369-9940. Além do centro de referência, todas as Unidades Básicas de Saúde da Família realizam testes rápidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.