Inaugurado: CEREST funcionará em sede própria no Ponto Certo

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Camaçari está com novo endereço. Agora, o equipamento funcionará na Avenida Industrial Urbana, s/n, bairro do Ponto Certo, ao lado do Residencial Camaçari Duo.

A nova unidade do CEREST foi inaugurada na manhã de hoje (15) e recebeu investimento de R$ 1,1 milhão do Governo do Estado por meio Programa de Fortalecimento do SUS na Região Metropolitana (Prosus). O equipamento foi construído em terreno cedido pela Prefeitura de Camaçari.

A unidade conta com quatro consultórios, auditório e biblioteca. Foto: Secom BA

“O que muda nesse momento é a ampliação do espaço. Antes nós contávamos apenas com um consultório, agora nós vamos ter quatro consultórios. A gente agora vai ter uma biblioteca que a gente não tinha, vamos ter auditório para realizar as ações de educação e saúde, que a gente já realiza, mas estava sem espaço para realizar dentro do serviço – então tinha que fazer sempre de forma externa. Na verdade, a gente vai poder ampliar algumas atividades que a gente já realiza”, comemora a coordenadora do CEREST, Luzineide Pereira.

Luzineide Pereira é coordenadora do CEREST desde setembro de 2018, mas trabalha no local há 10 anos. Foto: Hyago Cerqueira

Pereira destaca que o foco do centro é a vigilância à saúde do trabalhador, com a realização de atividade de prevenção e promoção à saúde dos trabalhadores, monitoramento de agravos relacionados ao trabalho, atividades de educação e saúde, e investigações nos ambientes e processos de trabalho.

O CEREST é um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) e é aberto para qualquer trabalhador, seja ele formal ou informal.

Secretário de Saúde de Camaçari, Elias Natan. Foto: Hyago Cerqueira

O investimento é do Governo da Bahia, mas a manutenção do equipamento será de responsabilidade do governo municipal. “O município contribuiu na contrapartida com a doação do terreno e com o custeio. Todo o custeio a partir de então com servidores, materiais de consumo, deslocamento, veículo, combustível, internet, tudo isso fica com o encargo do município”, apontou o secretário de Saúde de Camaçari, Elias Natan.

O titular da Sesau destaca que antes o CEREST funcionava em imóvel alugado, desde o início da sua atuação em 2002, e que a partir da inauguração o município só tende a ganhar com um novo espaço mais adequado e amplo, pois, segundo Natan, os serviços de saúde do trabalhador em Camaçari datam da década de 90.

A unidade conta com equipe multiprofissional composta por médico, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, engenheiro, técnico de segurança do trabalho, enfermeiro, sanitarista, entre outros. Porém, Luzineide Pereira ressalta que o CEREST não atende os pacientes nas especialidades. “Essa pluralidade de profissionais é pra gente somar os saberes e poder olhar o trabalhador de forma integral, que é um princípio do SUS”, explicou.

A coordenadora do centro destaca ainda que a nova unidade só passará a fazer o atendimento ao público a partir do dia 1º de abril, por enquanto o espaço abrigará apenas o setor administrativo. “O atendimento ao público nos próximos 10 dias vai acontecer na outra sede [na Rua Goiás] e aqui vai ficar funcionando a parte administrativa”, frisa.

Academia da Saúde

Na ocasião, o governador Rui Costa também fez inauguração simbólica da Academia de Saúde de Aremebepe. O equipamento funcionará no Loteamento Fonte das Águas e a obra custou R$ 305 mil.

O Programa Academia da Saúde oferece diversas atividades como ginástica, capoeira, jogos esportivos, yoga, dança e tai chi chuan. Além disso, há também práticas artísticas a exemplo do teatro, pintura e artesanato; mas atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar. O objetivo é contribuir para a promoção da saúde dos cidadãos, estimulando hábitos de vida saudáveis.

Foto: Hyago Cerqueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.