Inaugurado: Centro de Atenção à Saúde da Criança de Camaçari atenderá 4,5 mil pacientes por mês

Entregue nesta quinta-feira (27), o Centro de Atenção à Saúde da Criança, localizado no bairro Nova Aliança, região dos Phocs, terá capacidade para atender cerca de 4.500 crianças por mês. A unidade é exclusiva para atendimento a pacientes com até 12 anos.

O Centro conta com policlínica com especialidades pediátricas nas áreas de pneumologia, hematologia, neurologia, gastroenterologia, cardiologia, ortopedia, infectologia, oftalmologia e otorrinolaringologia, e capacidade para realizar 1.600 consultas mensalmente.

Além do Pronto Atendimento (PA) 24 horas, com equipe composta por dois pediatras, duas enfermeiras para acolhimento e classificação de risco, cinco técnicos de enfermagem, um técnico em radiologia, duas recepcionistas, um condutor de ambulância, vigilantes e auxiliares de higienização.

No PA há equipamentos de eletrocardiograma (ECG), raio X, laboratório, salas de gesso, medicamentos, nebulização e sutura, cinco leitos de observação, um leito de isolamento e outro de reanimação, e brinquedoteca.

Com investimento total de R$ 785 mil, esse é primeiro centro especializado em saúde da criança da Bahia, conforme afirma a Prefeitura de Camaçari. O secretário municipal da saúde, Elias Natan, explica que a partir da implantação da unidade as crianças passarão a receber atendimento qualificado.

“Os benefícios são imensos, muito grandes, a partir do momento que você vai ter um local adequado para atender nossas crianças que anteriormente eram atendimentos de forma indiscriminada, junto com adultos”, pontua. “Além do atendimento qualificado, vai ser atendido numa emergência por pediatras”, completa Natan.

O secretário destaca que este é um serviço para toda Camaçari. Portanto, as crianças que residem na orla e zona rural deverão ser avaliadas pelos médicos nas unidades que forem atendidas, reguladas e encaminhadas para a sede.

A coordenadora do Centro de Atenção à Saúde da Criança, a enfermeira Jani Lima, acrescenta que o espaço terá profissionais de outras áreas como nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos voltados exclusivamente para a pediatria.

“Então, a gente acredita que a gente vai conseguir com as duas unidades, uma a nível ambulatorial e a outra a nível emergencial, fazer um atendimento integral e de qualidade para a população infantil”, avalia Lima.

“É uma [unidade] de referência de saúde da criança. Em Camaçari nós não temos uma unidade dessa privada, para as pessoas pagarem e terem o atendimento. Aqui vai ser procurado até pelas pessoas que podem pagar”, pontua o prefeito Elinaldo Araújo (DEM).

O gestor conta que a região foi escolhida por já abrigar uma estrutura adequada para um equipamento como o centro “e nós tínhamos que ter velocidade, não podíamos esperar. Então, a gente buscou uma estrutura como hoje estamos buscando para os idosos ou para as mulheres”.

UPA

O centro foi instalado onde antes era a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Nova Aliança. Com a mudança, os adultos passarão a ser atendidos, na sede, na UPA da Gleba A e na orla, tanto os adultos como as crianças com casos de menor complexidade, serão direcionados para a UPA de Arembepe, e os PAs de Monte Gordo e Vila de Abrantes. “A gente buscou justamente organizar esse fluxo”, explica Elias Natan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.