Homenagem a São Francisco de Assis abre ciclo de lavagens em Barra do Pojuca nesta sexta

As tradicionais lavagens na orla de Camaçari tem início nesta sexta-feira (11), às 9h, com celebrações e homenagens ao padroeiro São Francisco de Assis, em Barra do Pojuca. O evento é um dos mais esperados pela comunidade católica e realizado há mais de 100 anos.

O cortejo religioso será conduzido pelas baianas durante o percurso de dois quilômetros, tendo a concentração na entrada da localidade e indo em direção à Igreja Matriz, situada na Praça Principal.

Ainda pela manhã, a festividade também contará com apresentações musicais e culturais do Grupo de Capoeira Zambiacongo, Maculelê Berimbau Arte, Os Filhos de Maré, Rumfagerê e Charanga Fampop, além da participação da Companhia de Apoio Social e Cultural Espermacete e Prego Duro.

As comemorações seguem até a próxima segunda-feira (14), com os shows, à noite, de Robert Cigano, Léo Ferreira, Samba do Pretinho, Seu Maxixe, Jerônimo, Tá ligado, Dá um Click, Dan Valente, Mitchell Brunnings, Rafael Brandão, Caio e Caique, Samba da Gente, Desejo de Paixão e Brasilian Boys.

Foto: Divulgação

Outras festividades

Percorrendo as ruas do distrito de Vila de Abrantes, no próximo final de semana 19 e 20 de janeiro, será o momento de celebrar e se dedicar ao padroeiro São Sebastião. Dando continuidade as homenagens, as demais manifestações religiosas serão realizadas na Igreja do Divino Espírito Santo, na Praça Matriz.

Em seguida, os católicos de Monte Gordo com fé e devoção vão participar de uma procissão na próxima sexta-feira (18), que será realizada nas imediações da Praça Central de Guarajuba para celebrar o padroeiro São Francisco de Assis. O cortejo segue o trajeto até a Igreja de São Francisco de Assis. As homenagens vão até o dia 21 de janeiro.

Homenageando o protetor dos pescadores, Bom Jesus dos Navegantes e da localidade de Jauá, as baianas darão início ao cortejo junto aos fiéis no dia 25 de janeiro, encerrando as homenagens no dia 28 de janeiro.

No mês de fevereiro, a reverencia será feita a “Rainha do Mar”, Yemanjá em Arembepe. A celebração tem como previsão ser realizada no dia 2, a partir das 4h da manhã com uma alvorada de fogos e concentração dos devotos. O público também poderá apreciar o desfile de fanfarras e a procissão marítima.

Já em março, entre os dias 29 e 31 será a tradicional Lavagem de Arembepe, realizada há mais de 70 anos em homenagem ao padroeiro São Francisco de Assis. Os festejos estão programados para encerrar no dia 1º de abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.