Hemovéis realizam coleta no Hospital Roberto Santos até sexta-feira

Começam hoje (23) os atendimentos das unidades móveis (Hemóveis) da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador. Os serviços acontecem das 8h às 17h, até sexta-feira (23).

Para ser um doador de sangue, os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal e as pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos.

O voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. É preciso, ainda, apresentar um documento original com foto.

Além disso, o Hemoba criou um aplicativo com o intuito de conscientizar ainda mais as pessoas quanto a importância da doação de sangue e medula óssea. O app permite o gerenciamento das doações realizadas, orientações, roteiro do hemóveis  e os tipos sanguíneos em baixo estoque.

Para baixar o aplicativo clique aqui.

Doação de sangue no Brasil

No Brasil em média apenas 1,8% da população é doadora de sangue, segundo a Organização Mundial da Saúde, o mínimo seria 5%. O Ministério da Saúde alerta a população de todo o país sobre a queda de doação de sangue que tem impactado os estoques de várias cidades de acordo com relatos dos hemocentros. Conforme o Hemoba, apenas 1,4% dos baianos buscam a entidade com frequência.

O ministério reforça a importância da doação regular, sensibilização de novos voluntários e dos já existentes doadores. As doações de sangue habitualmente são menores em todo o país nos períodos de férias escolares e feriados prologados, o que ocasiona uma redução nos estoques de sangue. Estados que registram casos de Febre Amarela apresentam maiores quedas, pois quem é vacinado contra a doença fica inapto para doar sangue durante quatro semanas.

Atualmente, o Brasil possui 32 hemocentros coordenadores e 2.033 serviços de hemoterapia, incluindo hemocentros regionais, núcleos de hemoterapia, unidades de coleta e transfusão, central de triagem laboratorial de doadores e agências transfusionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.