Exposição fotográfica online “30 de Nós” enaltece a luta do jovem negro em Camaçari

O mês de novembro é dedicado às reflexões sobre lutas e conquistas da população negra no Brasil. Dia 20 é a data em que é celebrada a Consciência Negra, data também da morte de Zumbi dos Palmares – líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares.

Para integrar as comemorações do Novembro Negro e ressaltar a importância de valorizar e reconhecer as demandas deste povo, a exposição fotográfica online “30 de Nós” chega a sua 2ª edição em 2018.

Criado em 2017, o projeto autoral da fotógrafa negra Fernanda Maia traz um novo recorte e direciona o tema do trabalho para “Jovem Negro Vivo”. De hoje (1) até o dia 30 de novembro serão publicadas fotos diariamente de jovens negros de Camaçari.

A exposição online acontece nos perfis do Instagram e Facebook e tem objetivos importantes como a inserção da imagem do jovem negro nos espaços de referência, levante da autoestima da população jovem negra de Camaçari e destaque para os diferentes perfis e tons de pele negra.

A primeira foto publicada é da poetisa e atriz, Stephanie Cristine, de 19 anos. A cada publicação, o destaque da fotografia narra como é ser um jovem negro no município, com todos os seus desafios, realizações e inspirações.

“Vivemos um momento de grande importância histórica em nosso país. Para tanto, todo jovem que está disposto a assumir quem se é, se torna espelho para aqueles que ainda se sentem ameaçados de expor sua grandeza. Essa é a maior finalidade do projeto: dar visibilidade a personalidades afirmativas”, fala Maia.

A escolha da lista de jovens participantes foi desenvolvida a partir do seu reconhecimento enquanto jovem negro consciente dos desafios de sua existência. Acreditando na troca de experiências, o projeto traz discussões intrínsecas sobre reconhecimento, estética, colorismo e pluralidade.

Serviço

O quê: Exposição Online 30 de Nós – Porque somos milhares – Ano 2 Jovem Negro Vivo

Quando: A partir de 1 de novembro de 2018

Onde: Instagram @fernandamaiafotografia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.