Esporte Clube Vitória completa 120 anos de história hoje; time conquistou 29 títulos

As cores vermelho, preto e branco se tornaram símbolo e marca registrada do Esporte Clube Vitória que completa 120 anos de trajetória nesta segunda-feira (13). O time é a terceira agremiação de futebol mais antiga do país, atrás somente do Rio Grande (RS) e Ponte Preta (SP).

Em comemoração, o Leão entra em campo hoje para enfrentar o Guarani fora de casa no estádio Brinco de Ouro da Princesa, às 20h, na cidade de Campinas, em São Paulo. O Vitória está na 11ª posição no campeonato.

Durante a sua caminhada ao longo dos anos, o clube conquistou 29 títulos estaduais, e pela Copa do Nordeste  ganhou em cinco oportunidades nos anos de 1976, 1997, 1999, 2003 e 2010. Comportando quase 31 mil pessoas, a casa oficial do rubro-negro é o estádio do Barradão que foi inaugurado em 1986, mas somente a partir de 1994 tornou-se o santuário do Vitória.

Em 2013, o Vitória teve a melhor campanha de um clube nordestino na era dos pontos corridos do Brasileirão, implantado em 2003. Sob o comando de Ney Franco, terminou em quinto lugar e quase conquistou uma vaga na Libertadores.

O clube deu início o seu aperfeiçoamento no segmento do futebol a partir de em 1953 e em 1899, os irmãos Arthur e Artêmio Valente se uniram e criaram a agremiação do clube dando origem ao “O Club de Criket Victoria”. Já na década de 90, o Vitória agregou ao clube as modalidades esportivas do futebol, atletismo, natação e remo, passando assim ser chamado Sport Club Victória.

Elenco

O Esporte Clube Vitória conta com atletas de peso sendo eles o camaçariense lateral direito Welinsson da Conceição, Edson Carlos (Capa) como lateral esquerdo, Evanildo Borges conhecido como Juninho lateral esquerdo que já participou de nove jogos oficiais, Marcelo Benítez lateral esquerdo em dois jogos e o Matheus Rocha que atuou em 13 jogos oficiais como lateral direito.

Os zagueiros do clube são Bruno Bispo, Everton Sena, Victor Ramos que participou em seis jogos oficiais e Ramon Menezes em nove partidas. Como goleiros, João Gabriel, Ronaldo Oliveira e Caíque da Purificação.

Com seis volantes, o clube conta com Dudu Vieira, Léo Gomes que já entrou em campo durante 12 jogos, Leandro Vilela em 10 partidas, Wesley Dias sete jogos, Paulo Vítor e Rodrigo Andrade com atuação em 15 jogos oficiais. Encerrando o elenco, o Vitória possui sete atacantes dentre eles estão o Erick Arruda, Neto Baiano, Eron dos Santos, Cleber Bomfim, Felipe Garcia, Maurício Cordeiro e Léo Ceará que atuou em 18 jogos e três goleadas.

Eleito no mês passado, o clube é presidido por Paulo Carneiro que ficará no comando do time até dezembro de 2022. Carneiro já havia dirigido o ECV entre 1991 e 2005.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.