Encceja: inscrições para certificação de jovens e adultos começam dia 20 de maio

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) já possui período de inscrição definido para a edição deste ano. Os interessados podem realizar as inscrições entre os dias 20 e e 31 de maio. Em 2018, o exame contou com 1.695.607 inscritos.

Em Camaçari, os interessados podem se inscrever em nove polos e também através da internet aqui. A prova será no dia 25 de agosto, tanto para os que buscam a certificação para nível fundamental quanto para nível médio.

Os polos funcionarão em escolas da rede municipal. São elas: Colégio São Tomaz de Cantuária, no Centro; Escola Municipal Maria José de Mattos, na Gleba B; Alberto Ferreira Brandão, Gleba H; Anísio Teixeira, na Gleba E; Centro Educacional Hidelbrando Lima Filho, no Parque das Mangabas; Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza, em Arembepe; além dos centros educacionais Marques de Abrantes, em Vila de Abrantes, Darcy Ribeiro, em Jacuípe, e de Barra do Pojuca, na localidade de igual nome.

O atendimento será das 9h às 11h e das 14h às 16h e cada polo será responsável por atender as comunidades onde estão inseridas, bem como as do entorno. Os jovens devem ir munidos de documentos pessoais como RG, CPF, e-mail, telefone para contato e endereço residencial. Os menores de idade deverão se apresentar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Quem busca a certificação do ensino fundamental deve ter, no mínimo, 15 anos, e para nível médio, 18.

O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. O Exame é aplicado pelo Inep e a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

As provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para os ensinos fundamental e médio. As avaliações são aplicadas em um único dia, nos turnos matutino e vespertino. O Exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e redação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.