Dicas: saiba como economizar na conta de energia elétrica durante o verão

O verão só termina em 20 de março e até o momento, a bandeira tarifária da conta de energia elétrica em fevereiro é verde, mas mesmo sem acréscimos na tarifa o consumo durante a estação aumenta com o uso frequente de ventiladores, refrigeradores e ar condicionado. Por isso, novos hábitos e atenção ao uso correto de equipamentos podem ajudar na redução da conta.

A Coelba ressalta que aparelhos elétricos de refrigeração, como geladeiras e ar condicionados, e de aquecimento, como ferros de passar e chuveiros, são os que mais demandam energia nas residências, e, por esse motivo, é necessário evitar que permaneçam ligados por longos períodos.

Segundo a companhia, o ideal é ajustar o condicionador de ar em 23°C e utilizar o temporizador (timer) para evitar o funcionamento desnecessário do aparelho. A dica é recorrer a ventiladores para manter o clima agradável, após a refrigeração do cômodo.

É importante também fazer a limpeza e a manutenção desses equipamentos com regularidade. Além de higiênica, a medida contribui para um desempenho mais econômico, já que a sujeira acumulada no filtro dificulta a troca de calor e passagem do ar, exigindo mais potência e, consequentemente, maior consumo de energia.

A Coelba alerta ainda para o estado de conservação das geladeiras. Quando em más condições, os refrigeradores chegam a representar 30% do consumo de uma residência. Para evitar desperdício de energia, freezers e geladeiras devem ser instalados em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários. Outra orientação é observar periodicamente a borracha de vedação que, uma vez ressecada, é causa de um dos maiores desperdícios de energia.​

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.