“De Olho na Implantação do Parque das Dunas”, exposição fotográfica mostra belezas naturais de Abrantes

Entra em cartaz hoje (10) no Átrio Cultural do Tribunal de Justiça da Bahia, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, a exposição fotográfica “De Olho na Implantação do Parque das Dunas e na Inclusão Social”. A mostra, promovida pela Associação Cultual e Inclusão Social (ACIS), apresenta o trabalho autoral do fotógrafo Jaelson Castro, 57 anos.

As fotos revelam as belezas naturais (aves, vegetação) do distrito de Vila de Abrantes e visa arrecadar fundos para execução de projetos de fortalecimento social e conservação do meio ambiente, com a implantação do Parque das Dunas de Abrantes – Jauá. “A gente quer mostrar as belezas e os problemas da região e arrecadar fundos”, reforça Jaelson.

Foto: Jaelson Castro

São 70 fotos que compõem a exposição, resultado de um trabalho de 20 anos de pesquisa ambiental em Abrantes, com imagens que revelam a natureza da Foz do Rio Joanes até a região da Millennium. “E a fotografia é mais um instrumento de trabalho e de lazer”, pontua.

Jaelson Castro, Ornitólogo e Anilhador Sênior, submeteu ao Centro de Pesquisa das Aves Silvestres (CEMAVE/ICMBio), o projeto “Estudo, Manejo e Anilhamento das Aves do Parque Natural Municipal Dunas de Abrantes e Fragmentos Florestais na APA Joanes Ipitanga”, que será desenvolvido junto com os jovens do grupo Patrulha Verde, mostrando a estes a importância das aves e conscientizando-os para a conservação da biodiversidade através de aulas práticas e teóricas.

O valor mínimo de doação é de R$ 80, todo dinheiro arrecadado com a venda das fotos, canecas e camisas, será direcionado ao Patrulha Verde, iniciativa composta por 65 crianças e jovens. Segundo a ACIS, a verba será destinada à aquisição de vestimentas adequadas, binóculos e máquinas fotográficas para os alunos – equipamentos essenciais nas atividades de ornitologia, ciência que estuda as aves. De acordo com Jaelson Castro, a entrega das fotos será feita dois dias após a compra.

Além disso, a associação pretende arrecadar fundos para construção do Centro Cultural de Pesquisas (CCP), onde funcionará o Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (PARBMA), e a sede da ACIS, no espaço denominado “Ninho da Coruja” situado na Fonte das Lavadeiras. O projeto da construção do CCP está sendo elaborado em parceria com a Faculdade de Arquitetura da UFBA e com o Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), e será executado com a utilização de bambu proveniente do Assentamento Rural Rainha dos Anjos, São Sebastião do Passé.

A exposição seguirá aberta à visitação até o dia 19 de dezembro, seguindo o horário de funcionamento do TJ-BA.

Serviço

O quê: Exposição fotográfica “De Olho na Implantação do Parque das Dunas e na Inclusão Social”

Quando: 10 a 19 de dezembro

Onde: Átrio Cultural do Tribunal de Justiça da Bahia – CAB, Salvador

Quanto: Gratuito

Um comentário em ““De Olho na Implantação do Parque das Dunas”, exposição fotográfica mostra belezas naturais de Abrantes

  • terça-feira, 11 de dezembro de 2018 em 16:59
    Permalink

    Fotos lindas de um lugar maravilhoso que tem tudo para se tornar um lindo Parque! Parabéns pela iniciativa. Esperamos que esta gestão, diferente das outras, consiga efetivamente implantar este Parque e preservar este patrimônio.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.