Cinco cidades da RMS iniciam biometria a partir de hoje

Eleitores de Candeias, Dias d’Ávila, Lauro de Freitas, Mata de São João e Simões Filho devem comparecer a partir de hoje (5) aos cartórios e postos de atendimento da Justiça Eleitoral para realizar o cadastramento biométrico obrigatório.

Este é o 2º ciclo do projeto Biometria na Bahia e o prazo final para a conclusão desta fase é 22 de fevereiro.

O novo ciclo foi dividido em quatro fases e nesta primeira etapa, além das cinco cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), outros 33 municípios estão envolvidos: Água Fria, Anagé, Anguera, Barra do Choça, Caraíbas, Catu, Cravolândia, Crisópolis, Glória, Ibirapuã, Irará, Itabuna, Itanagra, Itapé, Itapicuru, Itarantim, Jussari, Lajedão, Maetinga, Medeiros Neto, Olindina, Ouriçangas, Paulo Afonso, Planalto, Potiraguá, Santa Brígida, Santa Inês, Santanópolis, Santo Amaro, Saubara, Serra Preta, Teixeira de Freitas e Ubaíra. ,

Estão obrigados a fazer o recadastramento todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo e desejarem continuar a exercer o direito ao voto (analfabetos; eleitores com idade entre 16 e 18 anos; os maiores de 70 anos de idade). O cidadão que não atender à convocação da Justiça Eleitoral terá o título cancelado e não poderá, por exemplo, obter passaporte, tomar posse em concurso público, renovar matrícula em instituição de ensino, entre outros impedimentos previstos no art. 7º do Código Eleitoral.

Para fazer a biometria é necessário apresentar originais e cópias do documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência recente. Caso seja o primeiro título eleitoral, os homens com idade entre 18 e 45 anos devem apresentar também o comprovante de quitação do serviço militar. Ainda, se houver, o eleitor precisa levar documento comprobatório de alterações de dados pessoais (certidão de casamento, homologação de separação, sentença judicial, etc).

O TRE-BA orienta levar o título eleitoral antigo. A carteira de habilitação não é válida como documento de identificação para emissão do primeiro título de eleitor.

Mata de São João e Barra do Choça 

Devido ao percentual elevado de biometrizados, as zonas eleitorais 139 (Barra do Choça e Planalto) e 185 (Mata de São João e Itanagra), terão prazo reduzido. A revisão extraordinária nessas cidades ocorrerá até 30 de novembro. Isso porque mais de 85% dos eleitores se anteciparam e fizeram a biometria. Em Itanagra, por exemplo, 5.021 eleitores, o que corresponde a 89,87%, já cadastraram suas digitais.

A conclusão da última fase do 2º Ciclo do Projeto Biometria na Bahia está prevista para 2021. A meta antecipa em um ano o prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para finalização da revisão biométrica em todo o País.

Horário de atendimento

Em Candeias, o fórum, situado na Rua dos Três Poderes, atende das 8h às 14h. Já em Dias d’Ávila, o eleitor pode buscar atendimento no cartório da Praça dos Três Poderes, bairro Lessa Ribeiro, também das 8h às 14h.

Cidadãos de Lauro de Freitas possuem duas opções no bairro do Caji, na Rua Silvandir F. Chaves, Empresarial Torres Business, loja 02, das 8h às 12h para os eleitores da zona 204 ou na loja 03, no mesmo prédio, das 8h às 14h, para os da zona 180.

O cartório eleitoral de Mata de São João atende das 8h às 13h, na Rua Quintino Bocaiuva, no Centro. Em Simões Filho, os eleitores devem se dirigir ao fórum situado na Avenida Altamirando Araújo Ramos, no Centro, das 8h às 14h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.