Ciclo de festas populares na orla de Camaçari começa no dia 6 de janeiro

O verão já começou e a estação é marcada por uma série de festejos populares na orla de Camaçari. De janeiro a abril, diversas localidades recebem os tradicionais cortejos e lavagens.

A primeira festa do ano será no dia 6 janeiro, com o Terno de Reis em Barra do Pojuca. Esta é considerada uma das mais tradicionais manifestações de origem católica. O evento celebra a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus.

O Reisado ou Folia dos Reis, como também é conhecido, exalta a cultura popular através de seus mestres e brincantes e reúne gerações e diversos grupos artísticos para apresentações culturais. A animação é mantida por grupos, como cheganças e sambas locais.

Também em Barra do Pojuca, acontece no dia 11 de janeiro as homenagens a São Francisco de Assis, padroeiro da localidade. As celebrações dão início ao ciclo de lavagens da orla de Camaçari.

Realizada há mais de 100 anos, a procissão tem percurso de aproximadamente 2km e atrai centenas de pessoas à igreja católica que leva o nome do santo, também conhecida como Igreja Matriz, localizada na praça principal. As comemorações seguem até o dia 14 de janeiro, com atrações diversas, a exemplo de missa, procissão marítima, seresta, shows musicais, apresentações culturais, entre outros.

A próxima parada é em Vila de Abrantes, nos dias 12 e 13 de janeiro, com a lavagem de São Sebastião, padroeiro do distrito. Precedidas por um tríduo, as celebrações são realizadas na Igreja do Divino Espírito Santo, na Praça da Matriz. Com um trajeto de 2km, a procissão religiosa segue por diversas ruas da localidade. Ainda fazem parte dos festejos cortejo terrestre, além de festa com atrações diversas e desfile de blocos.

De 18 a 21 de janeiro será a vez da comunidade de Monte Gordo homenagear seu padroeiro, São Francisco de Assis. A procissão, com trajeto de 3km, sai das imediações da praça central de Guarajuba e segue até a igreja que leva o nome do santo. Na lavagem, o cortejo é acompanhado por grupos culturais até a Praça do Mercado Municipal. Missa em louvor ao protetor, procissão terrestre, além de festa com atrações diversas também marcam os festejos.

Encerrando o ciclo de lavagens da Costa de Camaçari no mês de janeiro, a localidade de Jauá homenageia o protetor dos pescadores, Bom Jesus dos Navegantes, de 25 a 28 de janeiro. Os festejos serão abertos com o tradicional cortejo das baianas, com percurso de aproximadamente 3km. Nos dias seguintes, as comemorações seguem, com atrações diversas, a exemplo de missa, procissão, seresta, shows musicais, apresentações culturais, entre outros.

Como no dia 2 de fevereiro é dia de festa no mar para reverenciar Iemanjá, em Arembepe acontecem homenagens à rainha das águas salgadas. A data já é tradição há mais de 100 anos no local. As celebrações têm início às 4h, com alvorada de fogos e concentração. Em seguida, ocorre desfile de fanfarras que acompanha a procissão que leva os balaios com as oferendas e os pedidos dos devotos aos barcos na praia. A preparação e montagem dos cestos começam na noite do dia anterior. A procissão marítima, com as embarcações, avança cinco milhas em alto mar para entregar os balaios com os presentes a orixá.

Lá mesmo, em Arembepe se encerra o ciclo de festas populares do verão de Camaçari. A tradicional lavagem, realizada há mais de 70 anos, que homenageia o padroeiro São Francisco de Assis, acontecerá de 29 de março a 1º de abril.

A procissão abre os festejos, quando milhares de pessoas, entre devotos, turistas, moradores e visitantes, participam das comemorações que misturam o sagrado e o profano. Desfile de blocos, shows musicais de diversas bandas, locais e nacionais, apresentações culturais, dentre outros, fazem parte da programação da lavagem de Arembepe.

Veja abaixo o calendário

6 de janeiro – Terno de Reis, Barra do Pojuca

11 de janeiro – Lavagem de São Francisco de Assis, Barra do Pojuca

12 e 13 de janeiro – Lavagem de São Sebastião, Vila de Abrantes

18 a 21 de janeiro – Lavagem de São Francisco de Assis, Monte Gordo

25 a 28 de janeiro – Lavagem de Bom Jesus dos Navegantes, Jauá

2 de fevereiro – Festa de Iemanjá, Arembepe

29 de março a 1º de abril – Lavagem de Arembepe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.