Centro de Operações de Camaçari monitora cerca de 90% do município

Ativo a um ano e dois meses na cidade, o Centro de Operações de Camaçari (COCAM) tem 848 câmeras que monitoram cerca de 90% do município. O intuito do equipamento é auxiliar órgãos públicos a melhorar o cotidiano no Centro, orla e escolas e hospitais públicos.

O centro é monitorado pela empresa Vigilância e Segurança de Valores (VICSEG). Atualmente trabalham nove profissionais e dois agentes da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), que vigiam as imagens por 24 horas.  As imagens podem registrar qualquer objeto que ocupa espaço, seja veículos ou pessoas. Além disso, é possível realizar um filtro desses objetos para que sejam separados por cor, altura, modelo e sexo.

Foto: Hyago Cerqueira

O gerente do COCAM, João Victor Menezes, explica que qualquer cidadão pode ter acesso às imagens desejadas, informando apenas a data, horário e local. A solicitação pode ser feita na Secretária de Governo (Segov).

João Victor Menezes. Foto: Hyago Cerqueira

“As imagens ficam armazenadas por 30 dias. Cerca de 90% delas são lixo, a gente descartada. Mas quando acontecem situações estanhas e anormais fazemos um alerta ao órgão e salvamos a gravação em backup”, afirma Menezes.

Ao todo o local tem quatro máquinas de monitoramento e dois monitores para cada. Wanderley Aranha, consultor da empresa, explica que o mais importante não é a visão das imagens em tempo real, mas sim a possibilidade de descobertas dessas imagens. “Podem filtrar a imagem que precisarmos. Com isso o sistema pode servir para segurança pública e principalmente para o trânsito”.

O responsável pela unidade, Ricardo Luz, afirma que já foi solicitada a ampliação de 100 câmeras  a serem distribuídas nas áreas urbanas da cidade. Ainda de acordo com Ricardo, a instalação de novos equipamentos está  prevista para o próximo ano.

Ricardo Luz, João Victor e Wanderley Aranha. Foto: Hyago Cerqueira

2 comentários em “Centro de Operações de Camaçari monitora cerca de 90% do município

  • sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019 em 16:14
    Permalink

    Bom dms. Com essa equipe então. Dias melhores virão

    Resposta
  • domingo, 10 de fevereiro de 2019 em 11:40
    Permalink

    É uma iniciativa de excelente visão!
    Parabéns aos envolvidos.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.