Camaçari: milhares de católicos rendem homenagens ao padroeiro São Thomaz de Cantuária

Unidos por uma só fé, milhares de devotos do padroeiro de Camaçari, São Thomaz de Cantuária, participaram da celebração em homenagem ao santo católico na tarde desta segunda-feira (7). De acordo com a Polícia Militar, mais de duas mil pessoas participaram da celebração.

Com o tema “Caminhamos na estrada de Jesus”, a festividade teve início com a procissão dos fiéis das comunidades católicas da cidade e municípios vizinhos. Os devotos iniciaram a procissão na Praça do Ponto Certo, e caminharam sentido Centro Administrativo, finalizando o cortejo na Praça Desembargador Montenegro, no Centro.

Devotos durante procissão; Foto: Hyago Cerqueira

A procissão contou com a participação dos coroinhas e seminaristas da Catedral, que carregaram bandeiras que simbolizam Camaçari e demais cidades.  Além de acompanhar apresentação musical da banda Missão e Fé, o público também saudava o santo durante o percurso: “Viva São Thomaz de Cantuária!”.

Edvaldo Oliveira e Ana Lemos. Foto: Hyago Oliveira

O casal Edvaldo Oliveira e Ana Lemos Oliveira colabora com a obra católica há mais de 10 anos e participa do núcleo Encontro de Casais com Cristo e da equipe Pastoral do Acolhimento, que atua na organização do evento e ofertório.

Em entrevista ao Destaque1, eles enfatizaram a satisfação em poder participar juntos de mais um ano da festa do padroeiro da cidade. “Todos nós somos servidores, assim como Jesus nos serviu, a gente serve a ele”, contou Ana Lemos. “Um dos momentos mais marcantes é durante a procissão com a participação de todos e também no momento da missa, um momento de fé e união de todos”, completou Edvaldo.

Após a caminhada, os católicos se concentraram entorno do palco próximo à Catedral para acompanhar a Missa Solene presidida pelo Bispo Dom João Carlos Petrini.

Marvania Alencar. Foto: Hyago Cerqueira

Em homenagem ao padroeiro e seus entes queridos, vestida de vermelho e branco, a professora Marvania Alencar, 56 anos, segue a tradição que carrega da família desde a infância todos os anos e recorda dois momentos que marcaram a sua trajetória.

“No dia de São Thomaz perdi um grande amigo que dá o nome da Cidade do Saber hoje, Raimundo Pinheiro, que foi assassinado. A gente se viu na véspera do dia real que é 29 de dezembro. Depois foi a perda da minha mãe que era ministra da igreja, todos os padres, todas as pessoas que chegavam na igreja era a gente que recepcionava”, lembrou a católica.

Acompanhada da amiga, a secretária Maria Angêlica, 62 anos, conta que leva todos os anos a sua mãe, Maria José, 81 anos, que é deficiente visual para acompanhar as comemorações. Mesmo sem poder enxergar e com um pouco de dificuldade de locomoção, ela garante que Dona Maria faz questão de estar presente todos os anos. “São tradições que vem de mãe para filho e continuamos nessa caminhada”, afirmou.

Para encerrar as homenagens deste ano, após a missa, a Banda Municipal de Camaçari (Bamuca) contagiou o público com a apresentação de cânticos e músicas tradicionais, como por exemplo, “Eu te amo” de autoria do cantor Roberto Carlos e a canção “Nossa Senhora Aparecida”.

Banda Municipal de Camaçari – Bamuca. Foto: Hyago Cerqueira

Além das homenagens ao padroeiro, durante a missa foram comercializados lanches, artesanatos e terços para ajudar na arrecadação de fundos para a Catedral. Já a criançada pôde se divertir e brincar no pula-pula instalado na praça.

Apoio

O trânsito sofreu algumas alterações para garantir a tranquilidade e segurança da população. Agentes da Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) orientaram os motoristas durante todo o percusso.

O evento também contou com uma ambulância para atendimentos de primeiros socorros, além do apoio da Polícia Militar e Defesa Civil.

Políticos 

Durante a celebração, autoridades políticas marcaram presença na festividade. O prefeito Elinaldo Araújo (DEM) estava acompanhado da esposa, a primeira-dama Ivana Paula, secretários municipais e vereadores. Políticos de oposição também participaram da procissão, entre eles o deputado federal Luiz Caetano (PT), que estava acompanhado da esposa, Ivoneide Souza, e vereadores do município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.