Camaçari: após denúncia, gestores flagram extração de areia nas dunas de Jauá

Nesta terça-feira (8), no Loteamento Sítio Encantamento, em Jauá, orla de Camaçari, gestores municipais flagraram um caçambeiro e outros três homens extraindo areia de dunas da região. A denúncia foi feita por um morador da localidade.

A Polícia Militar foi acionada e o motorista da caçamba encaminhado à 26ª Delegacia Territorial de Vila de Abrantes para prestar esclarecimentos. O veículo foi apreendido.

O caso foi presenciado pelos secretários de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Genival Seixas; Serviços Públicos (Sesp), Armando Mansur; o subprefeito da Orla, Oswaldo Marcolino; o diretor de Planejamento Ambiental da Sedur, Gilberto Campos, e o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Genival Seixas, é necessário que seja implantado um plano de ação para fiscalizar a região e coibir a ação clandestina. “Vamos trabalhar para inibir a retirada clandestina de areia que causa grandes impactos ao ecossistema”, explicou.

Extração de areia nas dunas de Jauá. Foto: Ana Mandim

Lixo

O flagrante da retirada de areia das dunas ocorreu após os gestores participarem de reunião com objetivo de debater e elaborar soluções para eliminar e impedir o descarte inapropriado de materiais no desvio de terra na Via Parque, no bairro da Bela Vista.

De acordo com a Associação dos Moradores da Via Parque, é recorrente o acumulo de entulhos, móveis velhos, podas de vegetação, restos de obras, telhas quebradas e entre outros resíduos espalhados pelo local.

Uma nova reunião foi marcada para esta quarta-feira (9), às 15h, na sede da Limpec para definir uma proposta de fechamento do desvio durante o período de 30 dias, enquanto é realizada a limpeza do local. Outra proposta é colocar uma equipe de fiscalização para impedir novos descartes.

*Atualizada às 18h30, em 8 de janeiro de 2019. 

Um comentário em “Camaçari: após denúncia, gestores flagram extração de areia nas dunas de Jauá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.