Bando de Teatro Olodum e Lazzo abrem Novembro Negro no TCA

 

O Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, será palco da abertura oficial do Novembro Negro, calendário emblemático de mobilizações pelo combate ao racismo e garantia dos direitos da população negra.

O evento tem como atração principal o Bando de Teatro Olodum, com participação do cantor Lazzo Matumbi, na quinta-feira (8), às 19h. A classificação é livre. O espetáculo será antecedido por intervenções artísticas no foyer do TCA.

Os ingressos custam R$ 1 (inteira) e 0,50 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Castro Alves, nos SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista ou no site da Ingresso Rápido.

Ao longo do mês, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e demais órgãos estatuais, realiza e apoia diversas atividades, tendo como ponto alto o 20 de novembro, instituído como Dia Nacional da Consciência Negra.

A programação do mês, que pode ser acessada no site da Sepromi, inclui seminários, eventos culturais, rodas de diálogo, campanhas, dentre outras ações.

O dia 20 de novembro foi instituído como o ‘Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra’ em alusão ao líder negro Zumbi dos Palmares, falecido neste mesmo dia, em 1695.

A medida tem como base legal a Lei Federal 12.519/11, em atendimento à demanda histórica do movimento negro no Brasil, que elegeu a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no país.

Zumbi liderou o Quilombo dos Palmares (União dos Palmares, Alagoas), comunidade formada por escravos fugitivos das fazendas no Brasil colonial.

O quilombo também foi palco da luta pela liberdade de culto religioso e prática da cultura africana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.